Lockdown: em meio ao isolamento social, advogado aproveita o momento para orientar colegas de profissão e estudantes

0

Nas últimas semanas, Sergio Vieira vem conciliado seu ofício com atendimentos online

Com o isolamento social, a metodologia de ensino a distância se tornou uma das melhores opções, se não a única, de continuar estudando e obter novas habilidades. Como consequência diversas instituições começaram a ofertar cursos online em suas plataformas.

Muitas pessoas também estão se aproveitando das próprias competências para produzir e oferecer conteúdos que podem ajudar outros indivíduos durante esse período. Seja ajudando a ganharem uma renda extra ou aconselhando sobre carreiras e vida pessoal, o meio digital está oferecendo de tudo.

E foi observando esse movimento que o advogado Sergio Rodrigo Russo Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, em Manaus, decidiu colocar de vez em prática a habilidade comunicacional que possui. Ele conta que desde sua adolescência é tido como um bom ouvinte e aconselhador.

“Durante parte da minha juventude, amigos próximos sempre me procuravam para pedir dicas e sugestões, independentemente do assunto, então sempre fui tido como um bom ouvinte e um bom aconselhador”, conta o advogado.

E não parou por aí, pois na fase adulta, o advogado ressalta que nada mudou e colegas de profissão também passaram a lhe pedir recomendações no âmbito profissional. Soma-se a esse fato o crescimento de seu engajamento nas redes sociais, onde os estudantes, em sua maioria futuros advogados, diariamente se inspiram e pedem sugestões.

Tais demandas lhe fizeram tomar uma atitude. “Tive a curiosidade de saber se o mercado me aceitava e me via como um possível mentor de fato, não só de redes sociais. Então, fiz uma publicação para saber o nível de aceitação das pessoas”

O resultado não foi diferente, pois o acolhimento foi positivo e com base no retorno foi agendado 16 bate-papos, todos realizados de maneira individual e em uma semana.

“Não me senti confortável neste primeiro momento em cobrar, mas a única condição que estabeleci para o indivíduo foi que ele fizesse uma doação, de qualquer valor, para uma instituição social de sua cidade”, disse ele.

Com base na boa experiência que vem tendo nos últimos dias, de acordo com o advogado, ele pretende dar continuidade, porém de maneira mais organizada.

Caso você seja estudante de advocacia ou já seja profissional na aérea, pode estar acompanhando o advogado em seu perfil pessoal no Instagram (@vieirasergio), pois todo sábado ele pretende abrir vagas para novos mentorados – as vagas são limitadas.

Atendimento personalizado, orientações mais direcionadas

Voltado para o meio jurídico, existem diversos temas que podem ser abordados em mentorias, dentre eles: carreira, perspectiva de vida profissional e pessoal, imagem e postura, preparação para o mercado, conteúdo, relacionamento no meio, network, especializações na área, soft skills e hards skills.

Entretanto, o advogado Sergio Vieira prefere não definir um assunto para as reuniões que duram 60 minutos. Assim, ele conta que encontrou um método personalizado, no qual consegue direcionar melhor os conselhos.

“Eu peço para o mentorado escrever sua trajetória de vida pessoal e profissional, até a data atual, e mais três metas de curto, médio e longo prazo, de ambos os setores, que deseja alcançar. Percebo que essa prática é uma forma da pessoa poder conversar consigo mesma, porque quando ele tira um tempo para escrever algo de sua vida, ele revive os momentos e tem um tempo de terapia individual. Assim a pessoa se conhece um pouco mais e sabe onde quer chegar”, disse.

“Aconselho com base no momento em que a pessoa está vivendo, não tenho um caminho único de ‘faça isso que vai funcionar’, eu conto o que já deu certo comigo, o que não e, de acordo com o contexto, aponto algumas sugestões para que eles reflitam e coloquem em prática. Peço para que me retornem, com certa frequência, com os resultados, pois, o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” finalizou.

 

Sobre o advogado

Sergio Rodrigo Russo Vieira tem 37 anos (São Paulo em junho de 1983). Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.

Principais realizações:

*MBA em Gestão e Negócios ministrado pelo CIESA.

*Conselheiro Federal Suplente OAB Seccional AM pelo triênio 2019/2021.

*Membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados junto ao Conselho Federal da OAB pelo triênio 2019/2021.

*Presidente da Comissão de Sociedades de Advogados Seccional AM pelo triênio 2019/2021

Julgamento Caso Kiss: para Promotor aposentado não houve dolo no caso da boate Kiss
Clique Aqui e Saiba Mais!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais