Número de testamentos teve aumento de mais de 40%, no primeiro semestre de 2021

0

Pessoas, na faixa de 30 a 40 anos, têm cada vez mais buscado informações a respeito de testamentos, como uma das formas de planejamento patrimonial e sucessório

Conforme dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), neste primeiro semestre de 2021, o número de testamentos lavrados em cartório aumentou 41,7%, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Apenas no Estado de SP, foram 5.335 testamentos lavrados nos primeiros 6 meses deste ano, contra 3.933 testamentos na primeira metade do ano passado. A principal causa deste aumento expressivo, por óbvio, resulta do crescente número de óbitos oriundos da pandemia de COVID/19. Outrossim, de acordo com o CNB, a possibilidade de lavratura de testamentos públicos de forma virtual/online foi outro ponto que levou ao número recorde de testamentos lavrados no país.

Outro ponto de destaque é o aumento do número de testamentos entre pessoas jovens, algo incomum antes da pandemia. Segundo aponta o CNB e se constata na experiência diária dos escritórios especializados, é cada vez mais comum que pessoas, na faixa de 30 a 40 anos, busquem informações a respeito de testamentos, como uma das formas de planejamento patrimonial e sucessório.

Para o especialista Ulisses Simões da Silva, advogado do LO Baptista, sob este aspecto, é importante frisar que o testamento é ferramenta importante no planejamento patrimonial de qualquer pessoal, como forma de garantir que os seus bens sejam atribuídos/divididos conforme a sua livre vontade após o seu falecimento, e não apenas de acordo com o que a lei impõe. “Também vale destacar que, embora a pessoa possa fazer um testamento sem a intervenção de um advogado, entendemos que é fundamental que a pessoa conte com assessoria especializada, de modo a conferir eficácia plena ao documento e garantir que a real vontade da pessoa seja observada integralmente quando de seu óbito”, explica o advogado.

O especialista está à disposição para comentar o tema.

Ulisses Simões da Silva é advogado, Pós-graduado pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus nas áreas de Direito Civil, Empresarial e Processual Civil. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP).

Mais sobre a fonte: https://www.baptista.com.br/profissionais/ulisses-simoes-da-silva/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais