Os benefícios de uma cultura empresarial unificada pelo BPO

0

O uso cada vez mais recorrente de serviços terceirizados não só abre portas para novas perspectivas estratégicas, como coloca as empresas em plena sintonia às contribuições tecnológicas

Discutir sobre o impacto do BPO para a realidade operacional de uma empresa é sempre uma tarefa complexa, afinal, os efeitos da terceirização de processos são abrangentes e afetam diversos departamentos e procedimentos corporativos. O trunfo do outsourcing repousa justamente na quantidade de benefícios que é capaz de proporcionar ao gestor, oferecendo um espaço aberto à inovação como referencial analítico para a cultura interna.

Nesse momento de instabilidade e retomada econômica, a cautela por decisões que sustentem uma recuperação natural das atividades deve vir acompanhada de um planejamento estratégico preocupado com o contexto fiscal. É possível dar continuidade à inserção da tecnologia, característica indispensável na contenção dos obstáculos provocados pelo período de coronavírus. Os próximos meses serão fundamentais e desafiadores para pequenas, médias e grandes empresas, sem exceções. E o BPO é uma possibilidade factível para todos os setores.

 

Sinal positivo à transformação digital

Em termos gerais, a transformação digital defende a disseminação de uma inteligência analítica com base nos dados. Na prática, isso significa utilizar insumos a partir de informações armazenadas em um sistema digital seguro e redirecioná-los para finalidades específicas, de acordo com o valor extraído de cada um. Tomadas de decisões mais assertivas, por exemplo, tornam-se um objetivo muito mais palpável se o líder possuir objetos originados pela análise preditiva à sua disposição.

Repassar o comando do fluxo informacional para uma empresa de BPO é abraçar esse novo patamar tecnológico com a segurança de profissionais respaldados pelo uso de soluções digitais consolidadas. Vale destacar que o prestador de serviços terceirizados é o responsável por bancar a presença da tecnologia. Ao escolher pelo BPO, a organização contratante está adquirindo um pacote de processos em que a transformação digital é componente incluso.

 

Otimização de processos em prol da produtividade

A utilidade estratégica do BPO vai além da tomada de decisão. Aproveitar as vantagens propostas por ferramentas inovadoras sem deixar de valorizar o material humano é um objetivo primordial e que visa um equilíbrio bem-vindo entre as partes. Não é sobre ofuscar o profissional e o retirar de sua função sem qualquer planejamento por trás.

Com o serviço de outsourcing lidando com procedimentos exaustivos e padronizados, de pouco caráter subjetivo, o profissional terá tempo hábil e disponibilidade para exercer cargos de alto teor estratégico. Nesse sentido, a valorização humana é consequencial e evidenciada no dia a dia operacional. Em outras palavras, o incentivo à produtividade das equipes será recorrente através do suporte do BPO.

 

Segurança fiscal para enfrentar os novos tempos

Segundo um estudo recente publicado pela Unisys, que visa estabelecer um parâmetro sobre o índice de segurança do público consumidor, apenas 29% dos brasileiros confiam nas empresas para lidar com seus dados. Essa pesquisa vai de encontro a um quadro fiscal que precisa mudar por parte do empresariado. Áreas contábeis são exemplos contundentes, na medida em que movimentam uma quantidade exacerbada de informações sensíveis à legislação.

Optar pela adoção do BPO também é caminhar rumo à estabilidade fiscal. Não há como negar a importância da máquina e sua assertividade técnica para lidar com dados, e com essa etapa operacional tão delicada sob a tutela de profissionais acostumados ao dinamismo fiscal do país, o gestor terá a tranquilidade de um futuro sem grandes riscos à saúde financeira de seu negócio.

Esses são alguns dos diversos benefícios do BPO. Qual é a sua opinião sobre o tema? Participe do debate e faça essa reflexão!

 

*Mauro Inagaki é CEO na b2finance. Presente no mercado há mais de 25 anos, a empresa faz parte do canal SAP e apresenta vasta experiência em Outsourcing, promovendo serviços Contábeis, Financeiros, Fiscais, Folha de Pagamento e Tecnologia da Informação. Com experiência em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Planejamento Tributário, Compliance, Implantação de ERP e Soluções de IT, aplica em todas as suas operações tecnologia de ponta e compliance. A b2finance apresenta-se ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas para os negócios empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios. Atualmente possui escritórios em São Paulo (Barra Funda, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro e Curitiba. Veja mais em: http://b2finance.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais