Os benefícios de uma cultura empresarial unificada pelo BPO

O uso cada vez mais recorrente de serviços terceirizados não só abre portas para novas perspectivas estratégicas, como coloca as empresas em plena sintonia às contribuições tecnológicas

Discutir sobre o impacto do BPO para a realidade operacional de uma empresa é sempre uma tarefa complexa, afinal, os efeitos da terceirização de processos são abrangentes e afetam diversos departamentos e procedimentos corporativos. O trunfo do outsourcing repousa justamente na quantidade de benefícios que é capaz de proporcionar ao gestor, oferecendo um espaço aberto à inovação como referencial analítico para a cultura interna.

Nesse momento de instabilidade e retomada econômica, a cautela por decisões que sustentem uma recuperação natural das atividades deve vir acompanhada de um planejamento estratégico preocupado com o contexto fiscal. É possível dar continuidade à inserção da tecnologia, característica indispensável na contenção dos obstáculos provocados pelo período de coronavírus. Os próximos meses serão fundamentais e desafiadores para pequenas, médias e grandes empresas, sem exceções. E o BPO é uma possibilidade factível para todos os setores.

 

Sinal positivo à transformação digital

Em termos gerais, a transformação digital defende a disseminação de uma inteligência analítica com base nos dados. Na prática, isso significa utilizar insumos a partir de informações armazenadas em um sistema digital seguro e redirecioná-los para finalidades específicas, de acordo com o valor extraído de cada um. Tomadas de decisões mais assertivas, por exemplo, tornam-se um objetivo muito mais palpável se o líder possuir objetos originados pela análise preditiva à sua disposição.

Repassar o comando do fluxo informacional para uma empresa de BPO é abraçar esse novo patamar tecnológico com a segurança de profissionais respaldados pelo uso de soluções digitais consolidadas. Vale destacar que o prestador de serviços terceirizados é o responsável por bancar a presença da tecnologia. Ao escolher pelo BPO, a organização contratante está adquirindo um pacote de processos em que a transformação digital é componente incluso.

 

Otimização de processos em prol da produtividade

A utilidade estratégica do BPO vai além da tomada de decisão. Aproveitar as vantagens propostas por ferramentas inovadoras sem deixar de valorizar o material humano é um objetivo primordial e que visa um equilíbrio bem-vindo entre as partes. Não é sobre ofuscar o profissional e o retirar de sua função sem qualquer planejamento por trás.

Com o serviço de outsourcing lidando com procedimentos exaustivos e padronizados, de pouco caráter subjetivo, o profissional terá tempo hábil e disponibilidade para exercer cargos de alto teor estratégico. Nesse sentido, a valorização humana é consequencial e evidenciada no dia a dia operacional. Em outras palavras, o incentivo à produtividade das equipes será recorrente através do suporte do BPO.

 

Segurança fiscal para enfrentar os novos tempos

Segundo um estudo recente publicado pela Unisys, que visa estabelecer um parâmetro sobre o índice de segurança do público consumidor, apenas 29% dos brasileiros confiam nas empresas para lidar com seus dados. Essa pesquisa vai de encontro a um quadro fiscal que precisa mudar por parte do empresariado. Áreas contábeis são exemplos contundentes, na medida em que movimentam uma quantidade exacerbada de informações sensíveis à legislação.

Optar pela adoção do BPO também é caminhar rumo à estabilidade fiscal. Não há como negar a importância da máquina e sua assertividade técnica para lidar com dados, e com essa etapa operacional tão delicada sob a tutela de profissionais acostumados ao dinamismo fiscal do país, o gestor terá a tranquilidade de um futuro sem grandes riscos à saúde financeira de seu negócio.

Esses são alguns dos diversos benefícios do BPO. Qual é a sua opinião sobre o tema? Participe do debate e faça essa reflexão!

 

Mauro 1*Mauro Inagaki é CEO na b2finance. Presente no mercado há mais de 25 anos, a empresa faz parte do canal SAP e apresenta vasta experiência em Outsourcing, promovendo serviços Contábeis, Financeiros, Fiscais, Folha de Pagamento e Tecnologia da Informação. Com experiência em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Planejamento Tributário, Compliance, Implantação de ERP e Soluções de IT, aplica em todas as suas operações tecnologia de ponta e compliance. A b2finance apresenta-se ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas para os negócios empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios. Atualmente possui escritórios em São Paulo (Barra Funda, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro e Curitiba. Veja mais em: http://b2finance.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEITURAS RECOMENDADAS

O que é a lei do inquilinato?

Quer fazer cursos gratuitos na área do Direito? Clique aqui e receba atualizações sobre cursos e eventos gratuitos com especialistas em Direito no Brasil! Ao alugar uma casa ou apartamento, muitas pessoas não sabem com certeza quais são as regras

O que é apropriação indébita?

Quer fazer cursos gratuitos na área do Direito? Clique aqui e receba atualizações sobre cursos e eventos gratuitos com especialistas em Direito no Brasil! No âmbito do ordenamento jurídico brasileiro, o Código Penal contraria o ditado popular “achado não é

O que é Contrafação?

Quer fazer cursos gratuitos na área do Direito? Clique aqui e receba atualizações sobre cursos e eventos gratuitos com especialistas em Direito no Brasil! Você sabe o que é Contrafação? Provavelmente você nunca ouviu falar nessa palavra e não é

Juros abusivos: saiba como evitar a cobrança indevida

Quer ficar atualizado das principais notícias da semana? Clique aqui para receber atualizações no seu e-mail! O que são juros abusivos? Os juros representam, em síntese, o preço pago por um empréstimo. É o valor recebido pelo credor, sujeito que