Por que aprimorar a área de projetos da sua empresa?

0

Importante setor da organização, a área de projetos ajuda no cumprimento de prazos de cada demanda e tomadas de decisões mais assertivas

O universo corporativo vem se reinventando progressivamente. Diante de tantas mudanças, que envolvem desde a inserção de conceitos tecnológicos a novos modelos de gestão, para que as empresas consigam alcançar seus objetivos, desenvolver estratégias que aumentem a eficiência operacional é indispensável. Nesse sentido, antes de mais nada, o gerenciamento de projetos, que visa a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para executar processos de forma mais eficaz, é uma ação extremamente importante para que as empresas prosperem.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), atualmente, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é investido na execução dos mais diversos tipos de projetos. Isso significa que 12 trilhões de dólares de toda a riqueza mundial são gastos com o esforço de melhorar, criar ou construir algo, por meio do planejamento.

Diante deste cenário, como desenvolver e aprimorar, de maneira assertiva, este departamento tão necessário para uma empresa? A pergunta pode ser complexa, visto que cada instituição tem sua forma de operar. Entretanto, alguns fatores são determinantes para a construção de um projeto eficiente.

 

A eficiência operacional

Definir as responsabilidades de cada profissional é a primeira etapa de qualquer projeto. Além disso, é essencial estabelecer estratégias que contribuam para o planejamento de forma mais eficiente, como melhorar a comunicação entre as equipes, definir um cronograma e metas bem claras e gerenciar os riscos. Outros pontos são cruciais, tais quais:

 

  • Definir indicadores de performance: os indicadores são importantes ferramentas de gestão. Utilizadas para orientar e avaliar performance de um time ou processo, essas métricas permitem a identificação de pontos como a aderência a prazos, desempenho e o impacto que as medidas tiveram no dia a dia do negócio. Deste modo, é possível garantir eficiência nos processos, identificando a qualidade do trabalho ou eventuais problemas.

 

  • Estabelecer reuniões periódicas entre as equipes: durante cada etapa de definição de um planejamento, é essencial realizar reuniões. É uma estratégia simples, mas que pode evitar possíveis problemas durante a operação, além de manter os times sempre alinhados.

 

  • Adquira uma solução de gestão de projetos: um software de gestão de projetos oferece grandes impactos positivos nos processos gerenciais. Isso porque ele trabalhará armazenando e conectando todas as informações sobre cada etapa, agregando metas, rotinas, estratégias, responsabilidades e indicadores em um único lugar.

 

Benefícios de um time de projetos bem estruturado

Após definida todas as estratégias, é possível que as operações da empresa sejam realizadas de maneira mais assertiva, garantindo bons resultados, reduzindo os custos e aumentando os lucros. Além do ganho de eficiência operacional, é possível destacar outros benefícios, como:

 

  • Melhor cumprimento dos prazos;
  • Controle sobre o ROI (Retorno sobre Investimentos);
  • Aumento de produtividade;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Atendimento ao cliente otimizado.

 

Por fim, é importante destacar que, para que a gestão de projetos seja bem definida, é necessário o apoio de todos os integrantes da empresa, visto que esse é um trabalho de mão dupla e necessita dos esforços em conjunto. O líder, por sua vez, deve gerir de forma responsável todos os projetos, a fim de atingir os objetivos estabelecidos antes do início de cada um. Além disso, é seu dever gerenciar as equipes, monitorar cada etapa e processo e manter o time empenhado em suas atividades.

Reforço o que essa tarefa é complexa e demanda muitos cuidados e colaboração de todos. No entanto, com toda certeza, o gerenciamento correto é essencial para o crescimento de sua empresa!

 

*Luiz Gustavo Dias é Tech Partner na logithink. Com visão disruptiva, diferenciada e o peso de mais de 300 clientes em seu portfólio, a logithink, oferta ao mercado consultoria, implementação e suporte de ERP, Application Management Services – AMS, Service Desk, Alocação de profissionais, Fábrica de software, Diagnóstico de uso para otimização de ERP, Aplicativos Empresariais Customizados, Infraestrutura e Treinamento.

Com mais de 10 mil projetos implantados e com executivos que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem um portfólio de peso e visa ser a melhor parceira em Tecnologia e Transformação Digital, ampliando a visão tecnológica das empresas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais