Porto Alegre recebe a II Jornada de Direito Animal

Evento, que acontece na Faculdade Estácio em agosto, tem inscrições abertas com entrada gratuita nas palestras

 

Entre os dias 19 a 23 de agosto, acontece a II Jornada de Direito Animal, em Porto Alegre. Além de palestras, o evento também oferece apresentação de pesquisas em Grupos de Trabalho e um minicurso de “Introdução ao Direito Animal”. As inscrições para as palestras e os GTs são gratuitas e já podem ser feitas pelo site bit.ly/jornada-animal. O investimento para participar do minicurso é R$ 50. As atividades acontecerão no Auditório da Faculdade Estácio (Rua Mal. Floriano Peixoto, 626 – Centro Histórico), que é apoiadora da iniciativa.

Com a temática “Desafiando Paradigmas”, a edição tem o objetivo de analisar os desafios deste ramo do Direito de forma interdisciplinar, com auxílio de diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Psicologia e Pedagogia. O evento também será marcado pelo lançamento do livro “Estudos Criminais de Direito Animal”, oriundo da Comissão de Estudos em Direito Animal do Canal Ciências Criminais, no dia 21 de agosto. Confira abaixo a programação completa.

Sobre a Faculdade Estácio – A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, conta com mais de 500 mil alunos matriculados. Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares – Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

II Jornada de Direito Animal: Desafiando Paradigmas

Data: 19 a 23 de agosto

Local: Faculdade Estácio Porto Alegre (Rua Mal. Floriano Peixoto, 626 – Centro Histórico)

Inscrições: pelo site bit.ly/jornada-animal

Valores: Palestras gratuitas (certificado de 12 horas); Minicurso tem investimento de R$ 50 (certificado de 15 horas)

*Aceitam-se doações de roupinhas, cama e cobertas para cães, que serão destinadas ao Santuário Voz Animal.

Programação:

19/08 (segunda)

Minicurso sobre Introdução ao Direito Animal (Parte 1)

14h às 17h30 – Módulo “Os direitos dos animais e a criação industrial de animais”, Prof. Dr. Renato Silvano Pulz (ULBRA)

17h30 às 18h – Intervalo

18h às 21h – Módulo “Da filosofia ao direito animal: a autonomia relativa dos campos – Uma introdução”, Profª Me. Waleska Mendes Cardoso (FADISMA)

20/08 (terça-feira)

Minicurso sobre Introdução ao Direito Animal (Parte 2)

14h às 17h30 – Módulo “Panorama jurídico dos animais”, Profª Drª Nina Trícia Disconzi Rodrigues (UFSM)

17h30 às 18h – Intervalo

18h às 21h – Módulo“Direitos Animais como direitos fundamentais de 4ª dimensão”, Prof. Dr. e Juiz Federal Vicente de Paula Ataíde Junior (UFPR)

21/08 (quarta-feira)

Turno da Tarde –  Grupo de Trabalho 1 (GT 1) – “Dogmática do Direito Animal Brasileiro”, Coordenação: Prof. Dr. Vicente de Paula Ataíde Junior (UFPR) e Doutoranda Amanda Bellettini Munari (UNESC)

19h às 19h30 – Abertura do ciclo de palestras e lançamento do livro “Estudos Criminais de Direito Animal”, Me. e M. V. Gisele Kronhardt Scheffer (UAB e Estácio)

19h30 às 20h10 – Palestra “Princípios do Direito Animal”, Prof. Dr. Vicente de Paula Ataíde Junior (UFPR)

20h30 às 21h10 – Palestra “Evolução Histórica e a Necessidade de Proteção ao Animal Não-Humano: panorama constitucional”, Profª Drª Nina Trícia Disconzi Rodrigues (UFSM)

21h10 às 21h50 – Palestra “Confinamento Animal na Indústria: prática cruel e inconstitucional”, Prof. Dr. Rogério Rammê (IPA)

22/08 (quinta-feira)

Turno da Tarde – Grupo de Trabalho 2 (GT 2) – “Aspectos transdisciplinares do Direito Animal”, Coordenação: Me. e M.V. Gisele Kronhardt Scheffer (UAB e Estácio)

Turno da Tarde – Grupo de Trabalho 3 (GT 3) – “Os movimentos sociais de defesa dos animais como fonte de direitos”, Coordenação: Profª Me. Bianca Pazzini (FMP)

19h às 20h – Palestra “Perfil Psicológico de Quem Viola o Direito dos Animais”, Psicólogas Lisiane Duarte e Márcia Moraes (PSICOTÉR)

20h às 20h50 – Palestra “Niterói/ RJ: o desafio da proteção animal nas cidades”, Biólogo Marcelo Pereira

21h10 às 22h – Palestra “O Papel dos Movimentos Sociais na Defesa dos Direitos Animais: tensionamentos e tendências”, Profª Me. Bianca Pazzini (FMP)

23/08 (sexta-feira)

Turno da Tarde – Grupo de Trabalho 4 (GT 4) – “Os animais e as relações de poder”, Coordenação: Profª Me. Waleska Mendes Cardoso (FADISMA)

19h às 20h – Palestra “Idolatria à Carne: a vida por um fio, impactos da dieta onívora no aquecimento climático”, Profª Dr. phil. Sônia T. Felipe (UFSC)

20h às 20h50 – Palestra “Santuário Voz Animal: uma história de amor aos animais”, Pedagoga Esp. Fernanda Ellwanger de Lima

21h10 às 22h – Palestra “Especismo e a Guerra de Significados nas Culturas de Exploração Animal”, Prof. Dr. Fernando Simões Antunes Junior (FEEVALE)

 

Niágara Braga – Usina de Notícias

O imbróglio da compensação de créditos tributários

A falta de mecanismos para a compensação de créditos previdenciários via eSocial e a complexidade para a compensação de créditos do ICMS de exportações...
MariaEduarda
3 min read

CURSO ENSINA PORTUGUÊS JURÍDICO E PRÁTICA EM REDAÇÃO DE…

 Ministrado pelo Instituto Carlos André e direcionado a profissionais do direito, o conteúdo visa atualização e uma melhor Comunicação Jurídica   É premissa na...
MariaEduarda
2 min read

Fechar ou não fechar as portas? Eis a questão!

As alternativas que uma empresa tem para tentar manter os negócios ativos e os direitos do trabalhador no caso do encerramento de uma companhia...
MariaEduarda
5 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *