Presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral comenta sobre adiamento das Eleições 2020

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Ana Carolina de Camargo Clève, advogada, mestre em Ciência Política e professora de Direito Constitucional, é presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).

 
Na próxima semana, o Senado Federal deve votar, em dois turnos, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a nova data das eleições municipais, medida aventada por força da pandemia de Covid-19. O presidente do Senado já se mostrou favorável a adiar a votação para novembro, sem prorrogação de mandatos.
Ana Carolina Clève, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), considera que não se deve considerar a unificação das Eleições Municipais e Nacional. “Embora se admita que eventual adiamento das eleições municipais deva ser levado em consideração em razão das circunstâncias, desde logo, deixa-se claro que: se necessário for, o adiamento deve ocorrer pelo mínimo indispensável para que os novos eleitos tenham condições de tomar posse em Janeiro de 2021; e que  a unificação das eleições não deve ser uma alternativa. Tais premissas são praticamente consenso entre os estudiosos do Direito Eleitoral e do Direito Constitucional – tanto que a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) firmaram tese nesse sentido”, afirma.  “A prioridade é a saúde pública; mas, logo em seguida, deve estar a preservação da nossa possibilidade de escolher”, enfatiza.
A presidente do Iprade está à disposição para falar sobre o assunto.
Carol8 min
Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *