Projeto Higia Mente mostra como os efeitos da pandemia impactam emocional, jurídico e espiritualmente os profissionais de linha de frente

0

Em junho e julho, o projeto atendeu 67.766 pessoas no Estado de SP, das denúncias recebidas 67,7% foram sobre estupro e estupro de vulnerável e dos inqueritos 40,2% gerados pela violência doméstica. 

O Projeto Higia Mente Saudável realizou 67.766 acolhimentos na área emocional, jurídico e espiritual aos cidadãos e aos profissionais de linha de frente. Este trabalho mostra os efeitos da pandemia sobre, os indivíduos e famílias. Os dados divulgados nesta semana revelam a vulnerabilidade das mulheres e dos incapazes.  

O relatório mostra a necessidade de acolhimento aos cidadãos e aos profissionais de linha de frente, 98% dos atendidos recorreram ao apoio espiritual, que foi oferecido por três igrejas.  O segundo acolhimento mais procurado foi o jurídico 1,3% e depois o emocional com 0,3%.

Os profissionais de apoio emocional atenderam uma maioria com 47,2% de crises de ansiedade; 32,1% tristeza e pânico; 11,3% com problemas familiares. Entre as denúncias recebidas 67,7% são de estupro/estupro de vulneráveis e 32,3% crimes contra a saúde pública.  O apoio jurídico entre inquéritos e processos receberam 16,7% mandado de segurança, 16,7% pedido de guarda e 16,7% pedido de alimentos. Entre os inquéritos policiais temos 40,2% violência domestica e 4,9% de crimes sexuais.

A gestão do projeto fica por conta da promotora de Justiça, Dra. Celeste Leite dos Santos, que enfatiza: “A crise da Covid-19 não se trata exclusivamente de números e muito menos de hábitos de prevenção. É mais profunda e dolorida e expõe ineficiência de políticas públicas e uma insensibilidade travestida de medidas de contenção”. 

E, complementa que o que se vê é um cenário de desemprego, profissionais de saúde e da segurança pública desassistidos, mortes em casa por falta de recursos.

O projeto também ajuda quem mais precisa, foram realizadas 19.994 doações entre alimentos e outros itens destinados para entidades como Mães da Sé, Casinha do Pão, Paroquia Nossa Senhora da Achiropita, entre outras.

Sobre o Projeto Higia Mente Saudável: o projeto idealizado para tratar os efeitos deletérios individuais e coletivos da pandemia causada pelo COVID-19. São oferecidos aos cidadãos e profissionais de linha de frente acolhimento jurídico, emocional e espiritual. O projeto é composto por representantes do MPSP, por médicos, enfermeiros, membros das Forças Armadas, psicólogos entre outros.

http://www.higiamentesaudavel.com.br/

 

Acesse a íntegra do relatório

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais