Projeto Higia Mente mostra como os efeitos da pandemia impactam emocional, jurídico e espiritualmente os profissionais de linha de frente

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Em junho e julho, o projeto atendeu 67.766 pessoas no Estado de SP, das denúncias recebidas 67,7% foram sobre estupro e estupro de vulnerável e dos inqueritos 40,2% gerados pela violência doméstica. 

O Projeto Higia Mente Saudável realizou 67.766 acolhimentos na área emocional, jurídico e espiritual aos cidadãos e aos profissionais de linha de frente. Este trabalho mostra os efeitos da pandemia sobre, os indivíduos e famílias. Os dados divulgados nesta semana revelam a vulnerabilidade das mulheres e dos incapazes.  

O relatório mostra a necessidade de acolhimento aos cidadãos e aos profissionais de linha de frente, 98% dos atendidos recorreram ao apoio espiritual, que foi oferecido por três igrejas.  O segundo acolhimento mais procurado foi o jurídico 1,3% e depois o emocional com 0,3%.

Os profissionais de apoio emocional atenderam uma maioria com 47,2% de crises de ansiedade; 32,1% tristeza e pânico; 11,3% com problemas familiares. Entre as denúncias recebidas 67,7% são de estupro/estupro de vulneráveis e 32,3% crimes contra a saúde pública.  O apoio jurídico entre inquéritos e processos receberam 16,7% mandado de segurança, 16,7% pedido de guarda e 16,7% pedido de alimentos. Entre os inquéritos policiais temos 40,2% violência domestica e 4,9% de crimes sexuais.

A gestão do projeto fica por conta da promotora de Justiça, Dra. Celeste Leite dos Santos, que enfatiza: “A crise da Covid-19 não se trata exclusivamente de números e muito menos de hábitos de prevenção. É mais profunda e dolorida e expõe ineficiência de políticas públicas e uma insensibilidade travestida de medidas de contenção”. 

E, complementa que o que se vê é um cenário de desemprego, profissionais de saúde e da segurança pública desassistidos, mortes em casa por falta de recursos.

O projeto também ajuda quem mais precisa, foram realizadas 19.994 doações entre alimentos e outros itens destinados para entidades como Mães da Sé, Casinha do Pão, Paroquia Nossa Senhora da Achiropita, entre outras.

Sobre o Projeto Higia Mente Saudável: o projeto idealizado para tratar os efeitos deletérios individuais e coletivos da pandemia causada pelo COVID-19. São oferecidos aos cidadãos e profissionais de linha de frente acolhimento jurídico, emocional e espiritual. O projeto é composto por representantes do MPSP, por médicos, enfermeiros, membros das Forças Armadas, psicólogos entre outros.

http://www.higiamentesaudavel.com.br/

 

Acesse a íntegra do relatório

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *