Qual a diferença entre acompanhamento de processo automático e manual?

O avanço da tecnologia mudou a rotina dos escritórios jurídicos e a forma de trabalho dos advogados. Era comum, há alguns anos, assimilar o dia a dia jurídico com pilhas de papéis, mas essa realidade vem sendo transformada com a presença dos softwares jurídicos.

Ao optar por aderir sistemas focados na gestão de processos, os escritórios ganham mais agilidade e otimizam o acompanhamento das movimentações processuais!

Neste texto você  entenderá quais as principais diferenças entre acompanhar processos de modo manual e automático. Confira!

Acompanhamento de processo manual

Entrar todos os dias nos sites dos tribunais no qual você possui processos é um modo manual de fazer esse acompanhamento. Ao entrar em cada site , você confere se existe alguma nova movimentação.

Esse método exige tempo e cuidado, afinal, é possível que, em meio à tantas informações, alguma delas possa se perder.

Para facilitar esse acompanhamento, é possível criar uma planilha para controlar as movimentações, os prazos e todos os pormenores dos seus processos. A alimentação da planilha é inteiramente manual, sendo assim, é necessário uma consulta diária aos sites para coleta de todas as informações necessárias.

Acompanhamento de processo automático

A tecnologia busca facilitar cada dia mais o trabalho de todos os advogados. O acompanhamento manual de processos pode ser automatizado por meio de softwares jurídicos, a fim de otimizar a rotina dos escritórios.

Ao optar por automatizar o acompanhamento dos seus processos, você facilita a gestão de todos os dados jurídicos necessários para ofertar seu serviço com excelência

O software jurídico fará buscas de forma automática em todos os tribunais negociados no momento da contratação. Além disso, você receberá notificações sempre que ocorrer uma atualização nos processos cadastrados.

Essa tecnologia compila todas as informações que você precisa em um único lugar, que pode ser acessado tanto do seu computador quanto do seu celular!

 

Acompanhamento automático versus Acompanhamento manual

Neste texto, é possível notar que existem diferenças entre acompanhar os processos de modo manual e automático. Para facilitar, listamos as principais:

MANUAL AUTOMÁTICO
Demanda tempo Otimiza o tempo
Dados podem se perder Segurança dos dados
Necessita consultas diárias Atualizações entregues no seu email
Leitura completa para achar a informação Entrega as informações que você precisa
Acesso específico Acesso de qualquer lugar

A partir dessa tabela, pode-se notar que automatizar seu acompanhamento de processos é uma escolha que trará mais assertividade e você poderá focar em atividades mais estratégicas.

 

Conclusão

O cenário da advocacia passou por grandes mudanças nos últimos anos e, cada vez mais, a tecnologia tem proporcionado novos métodos para facilitar a rotina do advogado.

Os sistemas jurídicos buscam ajudar o advogado para que, desse modo, ele pare de reservar seu tempo em atividades repetitivas e foque mais no estratégico e no cliente.

Sendo assim, automatizar o acompanhamento de movimentações é um modo de tornar seu dia a dia muito mais simples com a ajuda da tecnologia!

Quer receber mais conteúdos do universo jurídico? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *