Qual é o maior cemitério da cidade de São Paulo

Conheça mais sobre o maior cemitério da capital paulista e confira a nova proposta da prefeitura.

 

O maior cemitério da cidade de São Paulo é o Cemitério da Vila Formosa, localizado na capital paulista, sendo considerado o maior cemitério da América Latina.

Fundado em 20 de maio de 1949, o Cemitério da Vila Formosa ocupa uma área de 763.175 m². Desde a sua inauguração, já foram realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos, voltados sobretudo para pessoas das classes C, D e E. Ali, muitas coroas de flores são entregues todos os dias do ano. 

Dividido em duas alas, todo mês realizam-se uma média de 275 sepultamentos. Com vinte e quatro salas para os velórios, o Vila Formosa possui três entradas e ocupa a quarta maior área verde do município, sendo superado apenas pelos parques Anhanguera, Ibirapuera e Carmo, também na zona leste paulistana, representando assim uma importante área verde para a zona leste da cidade.

Devido à grande escala, estima-se que políticos desaparecidos durante a ditadura militar brasileira foram sepultados no Cemitério Vila Formosa.

A Prefeitura de São Paulo planeja transformar a Vila Formosa na área de lazer oficial da cidade. Atualmente, as pessoas que vivem no seu entorno já utilizam seu espaço verde para diversas atividades, desde empinar pipas até treinos ao ar livre.

Mas, a prefeitura quer dar um passo além e transformar o maior cemitério da cidade de São Paulo em um dos primeiros cemitérios-parque da capital. A ideia era aproveitar seu tamanho e algumas molas que atravessavam o local para conseguir esse feito.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *