Queda nos juros impulsiona retomada na construção civil

*Mayk Souza

Aumentou em 23% o número de lançamentos imobiliários no terceiro trimestre de 2019, já as vendas subiram 15% em comparação com 2018. Os dados apontam uma recuperação no setor, impactado com quedas nos últimos anos.

A recuperação do setor, que foi sentida antes em São Paulo, hoje já é percebida em cidades como Belém, Salvador, Goiânia. Em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro o cenário começa a ficar positivo também.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a política de redução de juros adotada pelo Banco Central é um dos principais incentivadores da recuperação da construção civil.

A escalada de novos lançamentos influencia outros segmentos como indústrias de aço e concreto, cimento, blocos, fios, encanamentos, madeireiras, além de empreiteiras e mão de obra.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) também indica que a retomada da construção já impacta positivamente na geração de empregos. O índice que mede o nível de atividade no setor chegou a 49,9 pontos em outubro, valor similar ao visto em 2012, quando o segmento vivia uma de suas melhores fases.

“Os resultados consolidam a tendência de crescimento da construção civil”, afirma a CNI.

A pesquisa avaliou ainda o índice de confiança dos empresários do setor com a economia, atualmente em 62 pontos. Isso comprova que novos investimentos devem ser feitos para atender a demanda por novos lançamentos imobiliários para diversos públicos.

O levantamento da CNI foi feito entre os dias 1º e 12 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *