Queda nos juros impulsiona retomada na construção civil

0

*Mayk Souza

Aumentou em 23% o número de lançamentos imobiliários no terceiro trimestre de 2019, já as vendas subiram 15% em comparação com 2018. Os dados apontam uma recuperação no setor, impactado com quedas nos últimos anos.

A recuperação do setor, que foi sentida antes em São Paulo, hoje já é percebida em cidades como Belém, Salvador, Goiânia. Em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro o cenário começa a ficar positivo também.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a política de redução de juros adotada pelo Banco Central é um dos principais incentivadores da recuperação da construção civil.

A escalada de novos lançamentos influencia outros segmentos como indústrias de aço e concreto, cimento, blocos, fios, encanamentos, madeireiras, além de empreiteiras e mão de obra.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) também indica que a retomada da construção já impacta positivamente na geração de empregos. O índice que mede o nível de atividade no setor chegou a 49,9 pontos em outubro, valor similar ao visto em 2012, quando o segmento vivia uma de suas melhores fases.

“Os resultados consolidam a tendência de crescimento da construção civil”, afirma a CNI.

A pesquisa avaliou ainda o índice de confiança dos empresários do setor com a economia, atualmente em 62 pontos. Isso comprova que novos investimentos devem ser feitos para atender a demanda por novos lançamentos imobiliários para diversos públicos.

O levantamento da CNI foi feito entre os dias 1º e 12 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais