Setor imobiliário e Desenvolvimento das Cidades

Captura de tela 2023 09 19 153117
Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

A construção de moradias em cidades é um tema de relevância e, até mesmo polêmico, pois divide opiniões sobre os impactos em várias áreas da vida urbana. É preciso ter um olhar isento para entender que o desenvolvimento para proporcionar infraestrutura de qualidade, passa por um povoamento dos espaços. Neste ponto, vale destacar que a construção de moradias é uma das maneiras mais eficazes de abordar questões relacionadas ao crescimento populacional, qualidade de vida, economia, meio ambiente e coesão social.

Primeiramente, os empreendimentos imobiliários atendem a uma das necessidades mais fundamentais das pessoas: o direito à moradia. Ter acesso à habitação é um direito humano básico e fundamental para o bem-estar das pessoas. Quando as cidades investem na construção de moradias, estão ajudando a suprir essa necessidade essencial.

Moradias adequadas proporcionam uma melhor qualidade de vida. Isso inclui acesso a água potável, saneamento básico, eletricidade e uma estrutura física segura. Contribui para a estabilidade emocional e psicológica das pessoas, criando um ambiente onde as famílias podem crescer.

Quando se fala em projetos imobiliários em cidades urbanas, logo vem à mente, grandes empreendimentos de espaços luxuosos… Não é bem assim. Segundo dados do ano passado divulgados no Infomoney, as classes C, D, E que têm renda mensal domiciliar de até R$ 7.1 mil, representam 84% da população.

Na grande maioria, os empreendimentos são construídos para atender esse perfil de pessoas com menos recursos e têm dificuldade em encontrar moradias de qualidade a preços acessíveis. A construção de moradias destinadas a famílias de baixa renda pode diminuir essa disparidade e promover uma cidade mais justa e equitativa.

Atualmente, a regulamentação para a construção está muito mais preparada para integrar o panorama respeitando as leis ambientais e o bem-estar social. Dificilmente, uma incorporação imobiliária não estará assessorada por um advogado imobiliário para atender a essas normas. 

As incorporadoras acabam por exercer um papel significativo na economia. Ela envolve uma cadeia produtiva que abrange desde arquitetos e engenheiros até operários da construção civil e fornecedores de materiais. 

Muitas vezes, os projetos imobiliários podem estar associados à revitalização urbana. Esses projetos podem transformar áreas degradadas em bairros renovados e atrativos. À medida que novas moradias são construídas, outras melhorias na infraestrutura, como novas estradas, parques e comércios, também podem seguir.

 

Impactos Positivos do Setor Imobiliário

Aumento na Receita Fiscal
Novas moradias significam mais propriedades sujeitas a impostos. Isso pode aumentar a receita fiscal das cidades, permitindo que elas financiem projetos e serviços públicos essenciais, como escolas, hospitais, transporte público e segurança.

Redução do Deslocamento
A construção de moradias em áreas urbanas ajuda a reduzir o tempo de deslocamento das pessoas para o trabalho e outras atividades. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz o congestionamento do tráfego e a poluição do ar, tornando a cidade mais habitável e sustentável.

Promoção da Sustentabilidade
Pode ser uma oportunidade para promover práticas mais sustentáveis na construção civil. Isso inclui o uso de materiais ecológicos, o design de edifícios energeticamente eficientes e a integração de espaços verdes nas áreas residenciais, contribuindo para cidades mais ecológicas.

Comunidades Fortalecidas
Permite que as pessoas vivam em comunidades próximas umas das outras. Isso pode promover um senso de pertencimento e comunidade, facilitando a interação entre os moradores. Comunidades fortes podem colaborar em projetos locais, resolver problemas juntas e criar um ambiente socialmente saudável.

Estímulo ao Investimento Privado
Empresas de construção e desenvolvedores imobiliários podem ver oportunidades em áreas em crescimento e investir em novos projetos habitacionais, o que pode, por sua vez, atrair mais negócios e serviços para a região.

Melhoria da Segurança
Áreas urbanas com uma alta densidade populacional tendem a ser mais seguras, pois há uma maior presença de pessoas nas ruas, o que dissuade a criminalidade. A construção de moradias contribui para o aumento da densidade populacional, melhorando a segurança das áreas urbanas.

Identidade Local
A construção de moradias pode incorporar elementos arquitetônicos e culturais locais, ajudando a preservar a identidade da comunidade. Isso pode ser feito através do design de edifícios que reflitam a cultura e a história da região, contribuindo para um senso de lugar e pertencimento.

Apoio ao Envelhecimento Digno

Um lugar adequado para morar permite que as pessoas envelheçam com dignidade em suas comunidades, sem a necessidade de se mudarem para áreas mais distantes. Isso fortalece os laços intergeracionais e permite que os idosos continuem contribuindo para a vida da cidade.

Desenvolvimento Humano
A moradia é a base para o desenvolvimento humano. Quando as pessoas têm moradias estáveis, podem investir em educação, saúde e desenvolvimento pessoal. Isso cria uma força de trabalho mais capacitada e uma sociedade mais resiliente.

Apoio à Inclusão Social

A construção de moradias inclusivas, que consideram as necessidades de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis, promove a inclusão social e a diversidade nas cidades. Isso ajuda a combater a discriminação e a exclusão.

Investir em moradias acessíveis e de qualidade é essencial para o desenvolvimento e o bem-estar das cidades e de seus habitantes. Portanto, é fundamental que os governos, empresas e comunidades continuem a trabalhar juntos para enfrentar os desafios habitacionais e aproveitar os inúmeros benefícios que o setor imobiliário pode oferecer.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *