Soraya Saide fala da magia do palhaço no resgate de crianças submetidas à violência

Fundadora do “Palhaços Sem Juízo”, atriz discute importância da arte e relata experiências do grupo em apoio a menores atendidos em fóruns de São Paulo

A atriz, palhaça e professora de teatro Soraya Saide é a entrevistada desta segunda-feira (12 de outubro), às 21h, no “Horário Nobre”, programa comandado pelo advogado Marcelo Nobre e transmitido pelo YouTube, Facebook e AllTV. Premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e ex-integrante da trupe Doutores da Alegria, Soraya é fundadora do grupo Palhaços Sem Juízo, que atua em fóruns de São Paulo com crianças e adolescentes vítimas de agressão, inclusive sexual, e violência doméstica.

Após 26 anos atuando em hospitais junto aos Doutores da Alegria, Soraya fundou o Palhaços Sem Juízo. Com o grupo, permanece fiel à proposta de levar arte e humanização a crianças em situação de vulnerabilidade, porém, agora em ambiente mais árido e sisudo: os fóruns da capital paulista onde menores têm de revelar à justiça as violências das quais são vítimas.

“O Palhaço e a criança pertencem a um mesmo imaginário. Quando ela nos veem no fórum, já tem a intuição de que naquele lugar estão querendo cuidar dela. Nosso objetivo é fortalecê-la para que, quando ela for depor ao juiz, possa contar as agressões que sofreu com todas as palavras”, explica Soraya, que tem como parceiros de palco Roberta Calza, Victor Mendes e Gabriella Lois.

Durante o programa, entre outros temas, a atriz aborda os desafios impostos pela carreira teatral, as influências recebidas por ela no convívio com o diretor italiano Gianni Ratto, um dos responsáveis pela evolução do teatro brasileiro nos anos 1950, a importância histórica da arte circense e os obstáculos impostos aos artistas pela pandemia da covid-19.

Marcelo Nobre

O advogado Marcelo Nobre atua no Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal de Contas da União. Pós-graduado em Direito Societário, de 2008 a 2012 foi conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), onde se destacou por integrar comissões técnicas que deliberaram temas considerados estratégicos para o Judiciário.

Assista pelo Facebook.com/allTVBRASIL / Youtube.com/alltvtube / Alltv.com.br.

Horário Nobre é a uma realização da Avocar Comunicação e da AllTV.

Quer ficar atualizado das principais notícias da semana? Clique aqui para receber atualizações no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEITURAS RECOMENDADAS

Como saber se uma pessoa responde a processo criminal?

Quer fazer cursos gratuitos na área do Direito? Clique aqui e receba atualizações sobre cursos e eventos gratuitos com especialistas em Direito no Brasil! Em geral, os processos criminais são públicos, isto é, qualquer pessoa pode consultá-los, através dos nomes

Como hipotecar um imóvel? Venha descobrir!

Quer passar na prova da OAB? Clique aqui para baixar gratuitamente as provas dos últimos 12 anos! Ao hipotecar um imóvel, você pode continuar morando nele normalmente. Hipotecar um imóvel não é tão comum no Brasil quanto é nos Estados