Como Storytelling pode ajudar no marketing de seu Escritório Jurídico?

Quer escalar seu escritório no digital em 2024 e faturar R$100k por mês vendendo serviços e mentorias? Clique aqui para reservar o seu lugar na mentoria experimental!

Apesar de ter uma terminologia em inglês, a verdade é que o conceito de storytelling não foge muito de uma narrativa envolvente que possa ter uma perspetiva explicativa, de engajamento, gerenciamento de emoções e/ ou motivações. Em suma, é o jeito que terá para contar sua história da forma mais precisa e transparente possível, na qual o recetor tenha uma perceção clara do que está passando.

Assim sendo, fica mais óbvio porque muito o storytelling poderá ser um recurso muito apelativo para qualquer escritório de advogados. Isso porque, no departamento jurídico é a relação entre profissionais e clientes que ganha maior relevância. Daí o desenvolvimento de “skills” de storytelling ser tão crucial para qualquer escritório jurídica ou de advocacia. Sempre respeitando as normas do OAB que estão implementadas.

mature woman 850600 960 720Outro exemplo claro da importância do storytelling é como os cassinos online conseguem chegar à emoção de seus potenciais clientes. Eles acabam ensinando algo sobre a narração de histórias e como seu marketing se beneficiou disso. Por exemplo, o investimento nas curiosidades sobre a história das slots ou da construção de suas personagens fazem com que a taxa de conversão e tempo de sessão de jogos aumentem consideravelmente. Tudo está relacionado com o jeito de comunicar em sua estratégia de marketing.

 

Qual é a importância do storytelling para seu escritório de advocacia?

 

Tal como referido acima, o storytelling é o conceito de conseguir passar a mensagem pretendida ao recetor. Desse jeito, qualquer profissional na área jurídica deverá desenvolver uma capacidade de storytelling que possa levar a que clientes ou colegas possam obter a resposta que é pretendida. Para tal, deverá estabelecer uma estratégia de comunicação coesa, bem estruturada e forte.

Porém, ao mesmo tempo, deverá saber compartilhar emoções, valores e outras características que possam aproximar um potencial cliente ou até colega de trabalho. Tudo isso irá ajudar a que o nível de comunicação contribua positivamente para os resultados gerais de seu escritório de advogados.

Por exemplo, ao assistir a um advogado com uma boa capacidade de storytelling, rapidamente irá estar “navegando” na narrativa que está sendo construída. Por isso mesmo é que o recurso a emoções e estratégias de manipulação são também muito utilizadas dentro dessa área, especialmente em depoimentos em Tribunal.

 

Storytelling tem a capacidade de motivar um escritório

 

Como não poderia deixar de ser, ao estar trabalhando em equipe, o nível de comunicação terá que se apresentar a um elevado nível. Apenas desse jeito as metas e objetivos possam ser comuns e atingíveis. Desse jeito, caso seja responsável pela motivação de um escritório de advocacia, crie um storytelling que motive seus profissionais, os incentivando para trabalharem por um objetivo em comum.

Sem dúvida alguma que o próprio storytelling irá ajudar muito a que consiga passar os valores da própria empresa com muito maior facilidade. Para além disso, o nível de entreajuda e companheirismo poderá subir de forma considerável, ajudando a que os resultados pretendidos possam ser alcançados de uma forma mais eficaz, profissional e rápida. Não se esqueça que na área jurídica estará sempre trabalhando com pessoas.

 

Como storytelling pode fazer chegar a mais clientes?

 

Um bom contador de histórias (storyteller) irá conseguir chegar mais longe com sua mensagem, ao mesmo tempo que “manipula” essa mesma informação em relação ao seu recetor. Desse jeito, o storytelling é determinante para que seu marketing possa dar resultados. Logo, desenvolva uma narrativa que represente os valores e as qualidade de sua empresa ou serviço, se dirigindo ao público-alvo.

Aliás, é crucial que um storyteller tenha uma perceção muito próxima dos hábitos, interesses, necessidades e gostos de seu público-alvo. Apenas desse jeito a mensagem poderá ter a taxa de conversão pretendida. Assim sendo, ao realizar um anúncio, tendo como “target” potenciais clientes grávidas, passe uma mensagem clara de como seu escritório poderá ajudar essas senhoras grávidas na luta por seus direitos laborais, por exemplo.

Portanto, aposte em estratégias de storytelling em suas campanhas de marketing. Teste várias abordagens e aposte naquelas que estão entregando melhores resultados. Mais uma vez, deverá saber o que esses potenciais clientes estão buscando. Cabe a você saber passar a mensagem clara de que terá a solução para esse mesmo problema.

 

Crie uma identidade e reputação com seu storytelling

 

Não existe maior valor para um escritório de advogados que sua reputação, credibilidade e presença no mercado. Desse jeito, a comunicação que passa para dentro e para fora de seu escritório tem um fator determinante para contribuir para essa mesma reputação e até demanda por seus serviços. Ou seja, crie uma identidade em sua comunicação, marketing e discurso. Apenas desse jeito a credibilidade poderá se tornar uma vantagem para seu escritório.

Porém, entenda que esse storytelling deverá ser comum para todos os profissionais que estão presente em seu escritório de advogados. Apenas desse jeito a mensagem passada para seus clientes, “leads” ou outros escritórios possa ser clara e objetiva. Ninguém gosta de estar recebendo sinais contraditórias em um determinado discurso, muito menos na área jurídica.

 

Entenda quais são as limitações de seu storytelling

 

Como sabe, em seu storytelling no marketing online, existem regras e limites que terão que ser cumpridos e que estão presentes nos regulamentos da OAB. Desse jeito, perceba que tipo de comunicação poderá estar desenvolvendo com seus clientes ou potenciais clientes, entendendo se está cumprindo todas as boas práticas da área jurídica brasileira.

Tudo isso serve para combater a concorrência desleal e o risco de descredibilização de toda uma classe. Por isso mesmo, sendo o storytelling uma potencial arma para seu escritório de advocacia, deverá ter limites e respeitar as normas presentes na OAB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *