Twitter Foi Hackeado Com Ajuda Dos Seus Funcionários

O Twitter sofreu um dos maiores ciberataques da sua história. Os alvos? Contas de personalidades tão relevantes como Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk e Kanye West, ou de empresas como a Apple e a Uber.

Os hackers conseguiram acessar as contas e publicar o que quisessem. E o mais inacreditável de tudo? Conseguiram fazê-lo com a ajuda (ainda que indireta) dos funcionários do próprio Twitter. O objetivo era arrecadar milhares de euros em criptomoedas no menor espaço de tempo possível. E conseguiram.

O Truque dos Hackers

Os hackers utilizaram um esquema antigo, muitas vezes visto nas redes sociais para conseguir dinheiro fácil de forma desonesta e em pouco tempo. No que consiste? A pessoa simplesmente diz que envia o dobro do dinheiro a quem lhe enviar primeiramente uma certa quantia. Demasiado bom para ser verdade? É porque é mesmo.

O que tornou esse esquema popular na internet foi a possibilidade de ser feito com criptomoedas. É que essa tecnologia permite transferências rápidas, seguras e não detectáveis, o que é ideal para quem não quer ser descoberto. Como pode ver na imagem abaixo, foi exatamente isso que os piratas informáticos fizeram…mas com as contas de personalidades famosas.

9

A criptomoeda de escolha foi a mais valiosa desse mercado. É claro que, mais fácil do que investir em Bitcoin, é mesmo conseguir Bitcoin sem pagar nada. Foi isso que os hackers tentaram. Recorrendo às contas dessas personalidades famosas pediram a criptomoeda com a promessa de enviar em dobro. Mas é claro que isso nunca aconteceu.

A verdade é que se você vir alguém desconhecido fazer esse tipo de oferta vai duvidar muito mais do que se for o antigo Presidente dos Estados Unidos, certo? Então é claro que muita gente caiu no golpe.

Hackers Conseguiram Acessar 130 Contas

Tal como na mensagem de Barack Obama, na maioria das contas afetadas os hackers escreveram: “Toda mundo me pede para dar de volta, e chegou a altura. Estou duplicando todos os pagamentos enviados para o meu endereço de BTC nos próximos 30 minutos. Se enviar mil Dólares, envio dois mil Dólares de volta”.

Conclusão: os hackers conseguiram mais de US$ 120.000 em poucos minutos com esse esquema. O equivalente a 20 Bitcoins. Apesar de tudo, admitiram que esperavam conseguir mais dinheiro com esse golpe.

Para solucionar o problema a curto prazo, o Twitter chegou a suspender as contas em causa de forma a impedir que mais pessoas fossem afetadas. O CEO da empresa, Jack Dorsey, disse de imediato que iria iniciar uma investigação interna, em paralelo com as iniciativas do FBI, para descobrir o que tinha acontecido. Mas certamente não estaria à espera do que descobriu…

Hackers Conseguiram Manipular Equipe do Twitter

Os dois hackers, um jovem de 19 anos e outro na casa dos 20, tiveram a ajuda de funcionários da rede social, que conseguiram manipular com sucesso. Em um comunicado, a rede social escreve: “Estamos envergonhados, desapontados e, mais do que tudo, pedimos desculpa”.

O Twitter acrescenta ainda: “Os atacantes manipularam com sucesso um pequeno número de funcionários e usaram suas credenciais para acessaraos sistemas internos do Twitter, incluindo a proteção de dois fatores”, revela o comunicado.

Foi graças à manipulação das equipes da própria rede social que os responsáveis pelo ataque conseguiram mesmo ultrapassar a autenticação por 2 fatores das contas afetadas. Mais grave é que os hackers conseguiram mesmo acessar dados privados, como mensagens trocadas, em 8 dessas contas, o que é uma grave falha de segurança e que pode ter consequências legais nefastas para a empresa.

O problema ganha contornos preocupantes porque além de Barack Obama, que pode ter informação secreta enquanto antigo Presidente dos Estados Unidos, também Joe Biden, atual candidato democrata, foi invadido. Tudo isso reforça o perigo que a manipulação das redes sociais pode ter, em uma altura em que se aproximam as próximas eleições nos Estados Unidos.

Vários políticos já vieram inclusive pedir explicações adicionais à rede social de forma a entenderem quais informações podem estar em causa, sendo que a reputação do Twitter certamente ficará manchada por muito tempo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *