Se você possui um escritório de advocacia, mas não está com uma cartela de clientes considerável, ou possui dificuldades em chegar até seu público da forma correta, essa situação pode ser mais comum do que você imagina.
Afinal de contas, um escritório de advocacia trata de uma organização complexa e que se envolve com muitas burocracias diárias, e além do mais, entregar um serviço com total qualidade e de maneira personalizada é uma questão de prioridade para os negócios.
Por essa razão, surgiram as novas estratégias de marketing digital, que por sua vez, são métodos e táticas de marketing, só que aplicadas nos meios online.
O marketing digital possui diversos benefícios, e por isso sua popularidade cresceu de forma expressiva.
Para você ter uma ideia, um estudo feito pela Adweek afirmou que a internet será responsável por 75% dos investimentos em marketing nos próximos anos, segundo mais de um terço dos diretores de marketing.
Por essa razão, se você é um escritório de advocacia e está preocupado com clientes, tenha calma, nós vamos te ensinar agora como ser reconhecido, se destacar diante da concorrência e crescer seu número de clientes fidelizados! Não deixe de acompanhar esse post!
Primeiro de tudo, conheça seu nicho
Antes de qualquer coisa, não adianta um escritório de advocacia tentar chegar em uma quantidade imensurável de clientes, se ela apenas direciona os seus esforços para uma parcela específica da sociedade.
Pense em uma indústria que fornece produtos como uniforme nr10, por exemplo. Ela certamente irá investir e focar as suas estratégias para as pessoas que realmente estão interessadas no produto.
A mesma coisa funciona com um escritório de advocacia. Ou seja, é essencial que todos os tipos de divulgações e estratégias da empresa sejam segmentadas para o seu nicho.
O nicho, por sua vez, é uma parcela específica da sociedade que possui uma determinada necessidade.
No entanto, trabalhar com o nicho não significa que suas vendas serão limitadas. Muito pelo contrário, algumas vezes, achar uma necessidade no mercado é mais benéfico do que produzir produtos muito concorridos e ficar sem cliente algum!
Por essa razão, analise qual o produto ou serviço que você fornece e delimite exatamente quem se trata o seu público-alvo.
Achei meu nicho, como posso alcançá-los?
Agora que você já pesquisou e identificou qual o público com necessidade que você irá oferecer seus serviços advocatícios, existem duas formas mais comuns de alcançar novos clientes e obter sucesso! Veja abaixo quais são:
Inbound Marketing
O Inbound Marketing se trata de estratégias para que os clientes cheguem até seu escritório de advocacia. Ou seja, é como acender um farol e esperar as pessoas chegarem para ver o que está acontecendo.
Para isso, o Inbound Marketing se baseia em transmitir uma forte personalidade sobre a empresa. Afinal, as estratégias precisam ser totalmente chamativas para atrair os clientes com eficácia.
Um exemplo de Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, por exemplo, que se baseia na criação de um conteúdo altamente relevante, com o intuito de atrair e se relacionar com os leitores interessados no assunto.
Se uma empresa vende uma fritadeira elétrica industrial, por exemplo, muitas pessoas não sabem sobre o produto que se trata, e por isso, você pode escrever sobre os benefícios do seu uso, como utilizá-lo, qual seu prazo de durabilidade, entre outros.
Tudo vai depender do seu objetivo e de qual forma você quer atrair clientes. Normalmente, quanto mais relevante e rico for seu conteúdo, mais posicionado ele pode estar nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing!
Outbound Marketing
Enquanto o Inbound Marketing proporciona métodos para que os clientes cheguem até você, no Outbound Marketing, você cria estratégias para chegar até os clientes!
Ou seja, são ações mais agressivas e segmentadas, e que buscam alcançar o máximo de clientes possíveis.
Um exemplo de Outbound Marketing são as campanhas de anúncio. Uma das ferramentas de campanhas de anúncios é o Google Adwords.
Por meio dele, você consegue anunciar seus produtos e serviços e até mesmo sua empresa na página de busca do Google ou em sites parceiros.
Normalmente, os preços para utilizar o Google Adwords são flexíveis. Ou seja, uma empresa de tratamento de água pode ter um custo maior para utilizar a ferramenta do que um escritório de advocacia.
Isso acontece, pois a ferramenta é definida pelo volume de busca e competitividade sobre as palavras-chave. Em outras palavras, quanto mais concorrida for uma palavra-chave, maior o investimento, e vice-versa.
Agora que você já sabe como é possível captar mais clientes em seu escritório de advocacia, o que acha de adotar essa ideia e ter sucesso?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.