Solstic Advisors: boutique de M&A especializada em médias empresas

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Serviço ajuda a maximizar o valor do negócio, através de fusões e aquisições, da obtenção de financiamento e de consultoria especializada em reestruturações operacionais e melhoria de performance

A Solstic Advisors é uma companhia independente, especializada em operações de M&A (Fusões e Aquisições) e reestruturações financeiras, societárias, operacionais e projetos de melhoria de performance, focada em médias empresas, com sede em São Paulo e escritórios em Londres e New York. Um de seus grandes diferenciais é a equipe, formada por experientes executivos, ex-CEOs, gestores de operações, além de um grupo conselheiros consultivos, com trajetórias em grandes corporações e comprovada experiência em gestão em setores variados da economia. Estes conselheiros têm perfis que aliam um vasto conhecimento em estratégia, finanças corporativas e operações a um forte relacionamento com o mercado e investidores nacionais e estrangeiros.

“Nosso foco são as médias empresas, espalhadas por todo o Brasil, porque sabemos como levar a melhor alternativa aos nossos clientes. Todos nós temos expertise comprovado na gestão do dia a dia de uma corporação, o que nos faz entender o momento e desafio de cada projeto’ explica Flávio Batel, co-fundador e Managing Director da Solstic Advisors.

As companhias brasileiras tiveram seus caixas fortemente impactados pela pandemia, especialmente as pequenas e médias, levando a um grande número pedidos de recuperação judicial e falência nos tribunais. Entre elas, existem empresas com grande potencial de retorno econômico pós-pandemia, mas totalmente descapitalizadas em função da crise, fazendo com que os acionistas busquem neste momento considerar a venda total da empresa ou mesmo a entrada de um sócio estratégico.

“Neste cenário é fundamental ajudarmos a maximizar o valor dos negócios de nossos clientes, nas operações de venda total ou parcial. A nossa presença nos mercados nacional e internacional, associada à rede global de relacionamentos que construímos durante anos, oferecem aos nossos clientes possibilidades diversificadas de acesso a potenciais investidores”, comenta Batel.

Investidores já

O mercado de fusões e aquisições começa a mostrar sinais de atividade. A retomada é vista, particularmente entre compradores estratégicos bem capitalizados, family-offices que buscam uma alternativa de investimentos em tempos de juros baixos, bem como empresas que procuram acordos, apenas com troca de ações em bolsas voláteis, buscando uma recapitalização.

Neste momento, há um questionamento grande acerca do conceito de “valuation” (avaliação das empresas), pois há uma pressão pelo achatamento deste valor após o início da pandemia. Por isso, este é um dos serviços mais procurados na Solstic, através da análise completa do negócio, projeções financeiras e de cenários, e benchmarking de mercado.

“Atualmente, os compradores e investidores se debruçam com mais atenção à avaliação da empresa, porque muitos negócios estão depreciados. A correção forçada do ‘valuation’ e a necessidade de caixa da maioria das empresas favorece os investidores. As oportunidades estão sendo colocadas na mesa e vendidas, claro, a preço de ocasião, restando aos investidores analisar criteriosamente as melhores opções e fazer da crise econômica um verdadeiro trampolim e fator acelerador para a retomada e o crescimento”, alerta Batel.

Entre as crenças da Solstic está a que um Conselho Consultivo permite que os acionistas e gestores de seus clientes tenham acesso a uma visão independente e imparcial para discutir questões estratégicas ou riscos que a empresa enfrente ou venha a enfrentar, e por isso, a sua convenção não poderia deixar de ser composta por importantes nomes:

  • Theo van der Loo – Fundador e CEO – NatuScience S.A., ex-CEO da Bayer no Brasil
  • Lucas Medola – CFO do PayPal
  • Orlando Cintra – Fundador do Br Angels, ex-Presidente da Informática e ex-Vice-Presidente Sênior para América Latina da SAP
  • Geovana Donella – CEO Donella & Partners
  • Fábio Fernandes – Head do Lide Global e Empreendedor

Sobre as etapas do processo:

O envolvimento ativo no dia a dia do cliente possibilita o entendimento minucioso dos desafios operacionais, estratégicos e financeiros de cada empresa bem como de seu setor de atuação e a utilização de processos de avaliação e rigor analítico já testados e implantados com sucesso em projetos de M&A e reestruturação.

Foto Flavio Alexandre Batel Pereira
Flávio Alexandre Batel Pereira

Para que seja realizado o alinhamento de objetivos, afinal os interesses são sempre os mesmos dos clientes é preciso ter um diálogo franco com todas as partes envolvidas, implantação de regras de governança e monitoramento permanente de todo o processo, de modo a manter todas as partes constantemente atualizadas sobre a evolução do projeto.

“Também abordamos pontos como elaboração de um plano de ação coerente com as necessidades da empresa, acompanhamento da implementação do plano de desenvolvimento de performance e monitoramento criterioso dos resultados. Nosso trabalho é completo e dinâmico, por isso, somos efetivos em nossos resultados”, comemora Batel.

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