O se reinventar e buscar novos mercados está presente de forma muito forte no sangue e mente de empreendedores. Para tal, muitos desses buscam sempre estar cientes das tendências e conhecerem as previsões do mercado.
Pensando no auxílio a quem pretende iniciar com algum empreendimento na área de tecnologia, o advogado especialista da área, Marcílio Guedes Drummond, enumerou e detalhou dicas importantes que podem servir de norte nesse início.
Inicialmente, segundo ele, é preciso explicar que toda empresa, em qualquer segmento, que deseja se manter ou alcançar um posto de liderança será, em essência, uma empresa de tecnologia, pela realidade de Transformação Digital em que vivemos.
“Inteligência Artificial, máquinas autônomas, internet das coisas, blockchain, realidade virtual e conexão 5G já são realidades no nosso cotidiano e vão crescer ainda mais nos próximos anos”, disse.
“Por isso, aqueles que não abraçarem essa realidade enfrentarão sérios desafios de competitividade”, completou.
Porém, ainda conforme o especialista, quem quer empreender com tecnologia não pode perder de vista o lado humano, a empatia, tarefa que pode ser muito bem cumprida com o uso do chamado “Design Thinking”, ao colocar a experiência do cliente como centro de qualquer decisão empresarial.
“Também não podemos deixar de lado importantes habilidades comportamentais (Soft Skills), como Inteligência Emocional, Liderança, Autogestão, Colaboração, Capacidade Analítica, Criatividade, System Thinking (habilidade de analisar o cenário como um todo), Mentalidade focada no cliente e Adaptação/Flexibilidade diante de obstáculos”, alertou.
Isso porque, cada vez mais, ainda conforme ele, a automação e a inteligência artificial farão os trabalhos repetíveis, devendo nós, humanos, focar em desenvolver nossas habilidades humanas.
Falando da gestão de empresas dessa área, Marcílio afirmou que de início é muito importante se dedicar ao alinhamento entre os sócios. Para ele, por mais básico que possa parecer, essa Governança é muito negligenciada. “Então, é importante estabelecer os princípios do negócio – o que é aceito e o que não é -, as expectativas – o que cada sócio quer e o que não quer -, as entregas – o que deve ser entregue e por quem, bem como os controles/organizações relacionadas aos aspectos societários, contratuais, recebimento de investimentos, ritmo da gestão e propriedades intelectuais envolvidas”, disse.
Marcílio contou ainda que por outro lado, devido às mudanças rápidas do nosso mundo atual, estes empreendimentos precisam se reinventar constantemente, de várias maneiras.
“Isso significa ter Ambidestria (pensar e agir no momento atual, mas também no futuro da organização), Inovação antecipatória (antecipando tendências), Gestão da mudança (preparar os colaboradores para novos processos e estruturações). Além disso, para se ter um empreendimento com um DNA inovador é necessário desenvolver ferramentas modernas como Ciência de Dados, Metodologias Ágeis, Design Thinking e Gestão Enxuta”, declarou.
Mas será que o mercado atual é convidativo, vendável? Marcílio respondeu que sim.
“Digo porque toda empresa que quer ser líder dos seus mercados precisam ser empresas de tecnologia. Isso significa ter o uso da tecnologia, da Transformação Digital em seu DNA para melhorar a entrega de benefícios aos clientes. Não importa se é um Escritório de Advocacia,
Assessoria de Imprensa, um Médico, uma Agência de Marketing ou uma Empresa de Software, todos os negócios precisam de um aprofundamento na Transformação Digital dos seus modelos de negócio para não ficarem ultrapassados e sem bons clientes”, mencionou.
“Isso abre muito espaço para empreendedores, Desenvolvedores/Programadores de códigos, Consultores/Mentores de negócios e comunicadores”, adendou.
Sobre Marcílio Guedes Drummond
Marcílio Guedes Drummond é Advogado e especialista em Design de Serviços e Produtos pelo M.I.T. – Massachusetts Institute of Technology. É CEO do Marcílio Drummond – Advocacia Empresarial da Nova Economia (atuação em 10 países). É também especialista em Tecnologia, Inteligência de Negócios, Cultura Digital, Comunicação Influente e Crescimento de Negócios.