Para que a presença da máquina provoque os efeitos desejados, é necessário reconhecer a abrangência tecnológica e sua relação direta com o aproveitamento maximizado de profissionais e colaboradores
Não é novidade que o cenário acerca da transformação digital requer uma atenção estratégica por parte de lideranças corporativas, principais condutores dessa transição para uma cultura alinhada com a inovação. Essa mudança no escopo operacional é profunda e deve afetar departamentos e funções específicas de forma gradual, sob o véu de uma comunicação interna preocupada com a disseminação de conhecimento e capacitação dos componentes envolvidos nesse processo. A figura humana mantém seu protagonismo e encontra na tecnologia um agente facilitador de extremo valor produtivo.
O uso da Inteligência Artificial vai de encontro a essa mentalidade inovadora. Soluções de automação representam aspectos positivos para a ingressão da empresa no que há de mais vantajoso nessa união entre tecnologia e profissional. Identificar como a IA pode potencializar os esforços e valorizar as pessoas por trás das organizações é o primeiro passo para absorver o impacto do fenômeno digital. Claro, isso requer uma análise profunda sobre as maiores lacunas e obstáculos que se enfrenta internamente.
Líder deve assumir seu poder referencial
Deixar a zona de conforto e mudar radicalmente não é algo de fácil assimilação. O ser humano, de modo geral, encontra inúmeras dificuldades ao sair do lugar comum e buscar por alternativas que fogem de seu entendimento usual. Quando levamos essa noção ao âmbito empresarial, o assunto é ainda mais delicado. Nenhuma mudança é individual. Antes de tomar qualquer medida, o gestor precisa considerar todos os fatores e como eles refletirão para o andamento do negócio. Com a empresa madura e preparada para abraçar a transformação digital, a liderança pode deixar a cautela e partir para a conscientização geral.
Treinamentos priorizando a especialização, cursos e eventos informativos, entre outras movimentações que visam democratizar o acesso e até o entendimento sobre a presença de plataformas automatizadas, são meios factíveis de se explorar os benefícios da tecnologia em sua totalidade, sem prejudicar a estrutura organizacional consolidada anteriormente.
Incentivo à produtividade por meio da valorização humana
Permanecendo no setor da comunicação interna, um dos grandes desafios repousa na real compreensão dos propósitos da tecnologia. Combater a desinformação e elucidar possíveis pensamentos equivocados sobre a questão é fundamental para que o engajamento acompanhe as contribuições da automação. Não se trata de substituir o material humano e ofuscar seu protagonismo, mas oferecer insumos de caráter analítico para que os profissionais possam exercer seus cargos com excelência.
Essa integração homem-máquina é uma tendência que se justifica na prática. O alcance técnico da IA também impacta na administração da empresa, através da criação de relatórios sobre a eficácia de equipes e procedimentos adotados, indicando se determinada política de trabalho é realmente válida. O peso estratégico se torna visível com o redirecionamento de profissionais para atividades complexas, que exigem a subjetividade encontrada exclusivamente nas pessoas. Enquanto isso, ferramentas cuidarão de tarefas exaustivas e padronizadas.
Gestão sustentada pelo uso inteligente dos dados
Na grande maioria dos artigos recentes sobre a transformação digital e seus reflexos operacionais, a figura informacional tem sido mencionada com alta frequência. Certamente, você continuará se deparando com esse destaque concedido ao fluxo, armazenamento e utilização de informações relevantes. Dados transformaram-se em objetos de valor essencial, impactando frentes diversificadas de uma organização. E essa condição de inteligência analítica só é palpável se o gestor possuir meios de validar documentações e extrair materiais proveitosos sob a assertividade da máquina.
Além de potencializar a produtividade das equipes e explorar o melhor de cada profissional, a abordagem estratégica da Inteligência Artificial e suas plataformas simboliza a entrada da empresa à era dos dados. Deve-se reconhecer os desafios implícitos ao tema, mas para o líder, encará-los como oportunidades para otimizar processos e valorizar suas equipes é o caminho mais indicado e, de certa forma, correspondente a um futuro de diversas possibilidades.
Qual é a sua opinião sobre o uso da IA e o impacto para a produtividade? Participe do debate e faça essa reflexão!
*Fabrício Beltran é founder e CTO da Nextcode. Formado em Tecnologia de Dados, com pós-graduação em Big Data e Desenvolvimento Móvel, possui mais de 19 anos de experiência com projetos voltados à tecnologia e inovação.
Sobre a Nextcode
As empresas que realizam o processo de onboarding por meios digitais, cada vez pediam por tecnologias mais seguras e eficientes. Ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa. O processo de onboarding digital resulta em diversos fatores positivos, como a maior abrangência de clientes, escalabilidade, economia de verba humana, maior agilidade e precisão, e diminuição de erros humanos. Os serviços da Nextcode realizam o processo de onboarding digital.