Resumo: Pretendemos defender a hipótese segundo a qual o problema adolescentes em conflito com a lei na virada do século vinte e um assemelha-se, em vários aspectos, os quais vamos apresentar neste artigo, ao problema adolescentes em conflito com a lei na virada do século vinte. Para testar nossa hipótese, comentaremos o problema adolescentes em conflito com a lei na virada do século vinte, com base em nossa tese de doutoramento e nas fontes que utilizamos para confeccioná-la, e, a seguir, com base em textos teóricos e estudos de casos, analisaremos o problema adolescentes em conflito com a lei na virada do século vinte e um.
Abstract: We intend to defend the hypothesis that the actual problem adolescents in conflict with the law is similar with the same problem during the start of the past century. To test our hypothesis, we will approach both problems with basis in our PhD tesis and several studies about adolescents in conflict with the law of the present time.
Palavras-chave: Adolescentes em conflito com a lei. Resiliência. Violência.Identidade. Representações Sociais.
Keywords: Adolescents in conflict with the law. Resilience.Violence.Identity.Social Representations.
Sumário: 1.Uma compreensão introdutória. 2.Código de Menores de 1927 e conservantismo . 3.Cientificismo e política do menor. 4.A PNBEM. 5.A construção do ECA. 6.O ECA e a realidade brasileira, 7. Concluindo
1.UMA COMPREENSÃO INTRODUTÓRIA
Para compreendermos o problema adolescentes em conflito com a lei de nossos dias é interessante compreendermos como esse problema surgiu ao longo da história, sob outra denominação, a de menores delinquentes, a partir de meados do século XIX, sendo geralmente englobado na categoria social mais ampla de menores abandonados e delinquentes. Categoria esta que ficava sob a ação direta da polícia, que se encarregava de levar para a prisão tanto os menores abandonados quanto os menores delinquentes, visando uma posterior triagem que poderia tornar uns presos à espera de julgamento e outros libertos, de volta às ruas, entregue aos responsáveis, a instituições governamentais (principalmente para internação em escolas militares de aprendizes) e assistenciais (principalmente da Igreja Católica), a empregos no comércio, indústria ou na área rural, a particulares sob o regime de soldada (espécie de adoção sob regime de emprego, geralmente doméstico), além de outros destinos menos cotados.
A quase totalidade desses menores, os abandonados e os delinquentes, era de origem pobre ou miserável, geralmente oriundos de famílias incursas em ambientes de marginalidade, nos quais vigoravam os chamados maus costumes, os hábitos "viciosos", enfim o mundo da desordem.Ser menor abandonado era uma espécie de rito de passagem para se chegar a ser um menor delinquente, embora somente uma minoria dos menores abandonados chegasse a delinquir, no sentido de conflitar com a lei. Não obstante haver uma multiplicidade (mendigos,prostitutas, vadios, rufiões,delinquentes de vários tipos,além de menores abandonados e delinquentes) entre os fora da ordem, a polícia tinha o frequente costume de levar todos de roldão para a delegacia, onde passavam por uma triagem para terem um destino de acordo com a situação de cada um. Triagem essa que, não raramente, estava condicionada ao subjetivismo das autoridades policiais, ainda mais se considerarmos que àquela época o respeito aos direitos humanos era bem menos protegido do que é atualmente.
Como decorrência do avanço civilizatório modernizador capitalista e do agravamento do problema menores abandonados e delinquentes, surgiu o Código de Menores, sancionado em 1927. O Código se apresentava como sendo uma lei para todos os menores, independentemente de condições sociais, étnicas e ideológicas dos menores e/ou de seus familiares. Não obstante, na prática, seus "clientes" mais frequentes eram os menores de antes: pobres ou miseráveis, com baixa ou nenhuma escolaridade, oriundos de lares e ambientes imersos no mundo da desordem, negros ou mestiços em sua maioria. O Código, malgrado com o tempo ter-se tornado anacrônico, era uma lei avançada para a época, no que tange a proteger e/ou corrigir os menores de idade. Acontece que – aqui chegamos ao âmago do objetivo principal deste texto -, como no caso do futuro Estatuto da Criança e do Adolescente, não se muda a realidade por decreto, o que implica dizer que o problema menores abandonados e delinquentes atravessou décadas, à revelia do Código de Menores, vindo a transformar-se nos atuais problemas crianças e adolescentes em risco social e adolescentes em conflito com a lei. Problemas estes que suscitaram a necessidade de uma nova lei, representada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que, a despeito de ser bem mais favorável à causa infanto-juvenil do que fora o Código de Menores, também tem sido insuficiente em mitigar substantivamente a triste realidade de grande parte de crianças e adolescentes enquadrados em seus artigos, isto devido principalmente a que, como no período de vigência do Código, a realidade, na qual qualquer lei se inscreve, não sofreu alterações significativas que viessem a possibilitar uma maior aproximação com os preceitos do ECA; é o que procuraremos discutir ao longo deste texto.
2.CÓDIGO DE MENORES DE 1927 E CONSERVANTISMO
Em nossa tese de doutoramento, em lugar de concentrarmos a nossa atenção no momento em que o problema menores abandonados e delinquentes já estava em desenvolvimento adiantado, decidimos adotar uma metodologia mista baseada na genealogia nietzscheana, para buscarmos chegar à origem desse problema, e na dialética marxiana, para, ao invés de isolar o problema, colocá-lo em diálogo com outros problemas, tais como a modernização capitalista europeia, a modernização capitalista brasileira, o surgimento e desenvolvimento da marginalidade no Brasil e os tratamentos (liberalismo e depois também o cientificismo) que lhe foram aplicados. Para buscar a origem dos chamados menores abandonados e delinquentes, começamos, após termos lido diversas fontes secundárias sobre o tema, a ler relatórios de autoridades governamentais da área social de então, basicamente relatórios de ministros da justiça, chefes de polícia e diretores de instituições prisionais, sobretudo as da Corte. Na primeira metade do século XIX, não encontramos, nesses relatórios, referências a esses menores, mas já apareciam referências a marginais de diversos tipos (mendigos, vadios, ladrões, homicidas…), os quais passaram a ser combatidos rigidamente pela polícia.
Com a vinda da família real e, mais ainda, com os processos de Independência e de construção do Estado nacional, o liberalismo, advindo da Europa e aqui assumindo um perfil conservador (não-libertário) sob a égide dos senhores rurais, passou a atuar, ainda que de maneira incipiente e claudicante, no sentido de impor ao Brasil uma ordem liberal, a qual, no caso dos marginais e criminosos, investiu mais no regime de pena de prisão do que na pena de morte e no desterro, o que também era uma característica do liberalismo europeu, conforme podemos detectar, por exemplo, em Vigiar e punir de Foucault.
No campo do Direito Penal, o liberalismo se apresentou através da Escola Clássica de Direito Penal, fundada por Cesare Bonesano, o Marquês de Beccaria, em 1764, quando do lançamento de seu opúsculo Dei delitti e delle pene (Dos delitos e das penas). A Escola Clássica iria balizar leis liberais em várias partes do mundo, inclusive a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, lançada em 1799 e tornando-se um modelo de normas penais liberais para todo o Ocidente (BARRETO, 1938,p. 74, 78 e 79; ANITUA, 2008,p. 160).
No Brasil, o liberalismo penal, em que pese suas limitações de atuar em um país continental e estar a serviço de uma infraestrutura escravocrata e agroexportadora, começou, a partir do Estado Joanino e, principalmente, do imediato período constitucional, a intervir sobre a realidade das detenções arbitrárias e situação degradante das instituições prisionais, nas quais os presos passavam fome, eram torturados e habitavam celas fétidas, conforme denúncias encontradas em vários relatórios de ministros da Justiça, como os dos anos 1826, 1828, 1832, 1833 e 1835. Essa realidade continha resquícios de uma regulação orientada pelas draconianas Ordenações do Reino, baseadas no absolutismo português de antes da independência do Brasil. Paulatinamente, as autoridades constituídas passaram a se empenhar em normatizar as detenções e situação das prisões sob os moldes de nosso liberalismo (conservador), o que amainou a realidade anterior, mas ainda longe de se equiparar aos preceitos liberais estipulados pela Constituição, pelo Código Criminal do Império e pelo Código de Processo Penal (MENEZES,2009,p.55-59)
A utilização da estatística nas unidades prisionais, por volta de meados do século XIX, começou a relacionar os presos por crimes cometidos, nacionalidade, naturalidade, sexo e também por idade, entre outras categorias. Foi então que descobrimos que nessas unidades havia não somente um grande número de adolescentes, mas também um significativo percentual de crianças, a partir de 7 anos de idade, pois o Código Criminal do Império, em seu Artigo 13, previa que poderiam ser presos menores a partir de 14 anos de idade e até abaixo desta idade, desde que o juiz interpretasse que houve discernimento na prática do delito.
A nossa opção de estudarmos os menores nas unidades prisionais, inclusive no Instituto de Menores Artesãos, criado na Casa de Correção da Corte, fez-nos conhecê-los melhor, porque os marginais recolhidos nas ruas pela polícia ou citados em livros de visitantes estrangeiros ainda não eram distinguidos pela idade, mas camuflados em uma função social marginal: mendigo, vadio, ladrão, etc. A seguir, passamos a estudar os menores abandonados e delinquentes em outras instituições de sequestro (Foucault), como Casa dos Expostos e estabelecimentos militares (Arsenal de Marinha, Arsenal de Guerra e Escola de Aprendizes de Marinheiros), que os acolhiam como aprendizes e os tinham relatados em sua documentação.
A partir da década de 1860, os menores abandonados e delinquentes começaram a ter considerável destaque em documentos de autoridades governamentais e em documentos de diversas unidades onde se encontravam internados. Percebemos, então, a presença do ideário liberal sobre esses menores, valorizando-os como futuro da nação, por isso dignos de serem doutrinados em internatos de instituições militares ou não militares (grande parte das quais ligadas a ordens religiosas) para aprender ofícios subalternos (jardineiro, funileiro, pintor, carpinteiro, etc.) e obter uma educação de primeiras letras e religião (catolicismo). Esse ideário liberal valorizava a ocupação desses menores, e dos marginais em geral, com o trabalho, o qual, a despeito de a base social ser escravocrata, passava a ser visto como um grande bem moral.
Esses internatos, no entanto, estavam longe de atender à demanda crescente de menores abandonados e delinquentes. Demanda essa que aumentava à proporção em que a modernização brasileira se aprofundava, fazendo crescer a densidade populacional e surgir um ambiente cultural marginal (bares, casas de jogos, casas de prostituição, cortiços e habitações similares) (HOLLOWAY, 1997; KOWARICK, 1987; BARRETO FILHO & MELLO, s/d; CHALOUB, 1986; CHALOUB, 1996; ESTEVES, 1989; MENEZES, 1992; MENEZES, 1996). A falta de uma educação pública universalista e a grande desigualdade social eram agravantes a provocar o aumento do número de menores abandonados e delinquentes e torná-los um dos maiores problemas nacionais a partir da década de 1860. Documentos emitidos por autoridades governamentais, agentes policiais, judiciários e aqueles encarregados de lidar diretamente com menores denunciavam com frequência o quadro que acabamos de esboçar neste parágrafo.
A década de 1870 trouxe para o Brasil, também oriundo da Europa como o liberalismo, o chamado cientificismo, corrente de pensamento decorrente de diversas áreas de saberes que estavam em efervescência em solo europeu ocidental a partir da segunda metade do século XIX. Entre esses saberes, destacavam-se frenologia, fisionomia, darwinismo, positivismo, spencerismo, craniologia, psicologia, psiquiatria, antropologia, biologia, eugenia, racismo e medicina legal (ALVAREZ, 2003; BADARÓ,1973; CARRARA, 1998; CASTIGLIONE, 1962; DARMON, 1991; FOUCAULT, 2002; CORRÊA, 1998, MARQUES, 1994; NAXARA, 2004; NEDER, 1995; RODRIGUES, 1939; RODRIGUES, 1951; ROMERO, 1969; SCHWARCZ, 2004; SODRÉ, 1965; SOUZA, 1982; STEPAN, 1976; TÓRTIMA, 2002; ZUQUIM, 2001).
A presença das massas nas grandes cidades europeias, que logo seriam vistas como classes perigosas (CHEVALIER, 1984), trouxe grande apreensão às classes dominantes e dirigentes, provocando denúncias e recomendações de repressão preventiva por parte de intelectuais orgânicos da burguesia, ligados direta ou indiretamente ao cientificismo, entre os quais se destacavam Gustave Le Bon, Scipio Sighele, Gabriel Tarde e Gobineau.
O cientificismo, apesar de não ser anticapitalista, pelo contrário, descria da eficácia do liberalismo em prevenir e combater os vícios anticivilizatórios trazidos pelo boom de modernização do século XIX. Em lugar da igualdade de todos perante a lei e da presunção da inocência até prova em contrário, consignas básicas do liberalismo, os cientificistas, em geral, acreditavam que os indivíduos deviam ser distinguidos pelo seu grau civilizatório, que indicava os mais avançados e os mais atrasados no processo de evolução da humanidade.
Do cientificismo, surgiu, no campo do Direito Penal, a Escola Positiva de Direito Penal, fundada por Cesare Lombroso, através da publicação, entre 1871 e 1876, de seu livro L’uomo delinquente. Além de Lombroso, Rafaelli Garofalo e Enrico Ferri apareceriam como próceres intelectuais dessa nova doutrina jurídica. Ao contrário da Escola Clássica liberal, a Escola Positiva cientificista centrou a sua atenção no criminoso, em detrimento do crime. O criminoso em potencial deveria ser identificado a priori, por suas características biológicas, antropológicas e psicológicas,que o faziam ser um criminoso nato (segundo tese de Lombroso), para ser tratado em regime de internato, desde a mais tenra infância. Essa prevenção cientificista equivalia à defesa social, tese nodal da Escola Positiva, que passou a combater enfaticamente a Escola Clássica, ganhando grande influência na Europa e em países da América Latina, inclusive o Brasil, onde contaminou grande parte de nossa intelligentsia, além de policiais e funcionários de instituições de sequestro.
A partir da segunda metade da década de 1870, os cientificistas, especialmente os adeptos da Escola Positiva, passaram a ter grande presença no trato com os menores abandonados e delinquentes e com os marginais em geral, disputando com os liberais a hegemonia de ordenar a vida social a partir do controle sobre o Estado. Em documentos emitidos por agentes governamentais, policiais, judiciários e de instituições de sequestro começaram a aparecer juízos de valor cientificistas a identificar menores (e também adultos) como anormais, depravados, tarados, incorrigíveis, além de outros adjetivos estigmatizantes, propugnando para os mesmos a internação compulsória por tempo indeterminado (que poderia ser por toda vida) como forma de tratá-los de seus vícios anticivilizatórios. Paralelamente, além da correção compulsória, que era uma medida de defesa social, havia também a ideia cientificista de proteger os menores abandonados e delinquentes de ambientes e de adultos marginais, salvando-os para uma vida “normal”.
Entre a última década do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, estava em pleno curso uma “campanha” movida por intelectuais engajados na questão dos menores, grande parte dos quais com maior ou menor adesão ao cientificismo, que propugnavam para o Brasil medidas que já haviam sido aplicadas ou recomendadas em “países civilizados”: criação de internatos para cumprimento de penas de menores infratores (que até então cumpriam pena em prisões de adultos); criação de tribunais específicos para julgar menores infratores, levando em conta o grau de periculosidade dos mesmos, não mais o discernimento; intervenção estatal no pátrio poder com o objetivo de salvar crianças e adolescentes de lares “viciosos”; abolição das figuras jurídicas da soldada (que, não raramente, entregava o menor à guarda de uma pessoa fora da família do menor, que poderia transformá-lo em serviçal ou escravo informal) e do discernimento (que deixava em mãos do juiz a interpretação se o menor agiu ou não com consciência de cometer o delito); entre outras. Essas medidas estavam expressas em discursos (entrevistas, livros, artigos, etc.) e em projetos-de-lei, alguns dos quais redundariam em leis, culminando com o Código de Menores, promulgado em 1927, que trazia em seus artigos uma forte presença do cientificismo, mormente o representado pela Escola Positiva de Direito Penal.
Por fim, é interessante declinar os nomes dos mais destacados engajados na questão dos menores, que atuaram em defesa das medidas supracitadas e tiveram influência, direta ou indireta, na confecção de projetos de leis e leis que comporiam o Código de Menores: Lopes Trovão, Moncorvo Filho, Lemos de Brito, Evaristo de Moraes, Alfredo Pinto, Franco Vaz, Mello Mattos, Alfredo Balthazar da Silveira, Astolpho Rezende , Noé Azevedo, Cândido da Motta, Elysio de Carvalho, Esmeraldino Bandeira, Athaulpho de Paiva e Alcindo Guanabara.
O Código de Menores de 1927 foi produto de uma época em que o Brasil, a despeito de ter abolido a escravidão e a monarquia, ainda permanecia imerso em uma cultura de autoritarismo liderada pela classe senhorial rural com fortes traços de patriarcalismo. Em uma cultura dessa natureza, na qual o liberalismo ainda era débil, apesar de ser a referência-matriz de nossa Constituição, tornava-se praticamente inviável que uma lei referente especificamente a menores de idade os norteasse como indivíduos portadores de direitos liberais, mesmo porque grande parte da população, sobretudo no campo, encontrava-se sob o domínio majoritário do senhoriato rural e seu conservantismo. Se no espaço público a criança e o adolescente estavam longe de serem reconhecidos em termos de direitos liberais; no espaço privado, embora o Código de Menores previsse drásticas intervenções no pátrio poder, em casos de abandonos moral e/ou material, eles continuavam, o que iria ser mitigado ao longo do século XX, como objeto da criação dos pais, sobretudo da criação paterna.
Com o desenvolvimento do capitalismo, da sociedade industrial, o mercado foi-se ampliando sucessivamente a ponto de penetrar em uma instituição das mais impermeáveis e preservadas da esfera privada: a família tradicional ou patriarcal, a qual passava a mesma formação, os mesmos valores, de geração a geração, com o fito de resguardar a moral do mundo da ordem, evitando, assim, que seus membros, de três a quatro gerações, sofressem desvios em direção ao fim previamente traçado pelo patriarca . O capitalismo atingiu essa família gigantesca, fazendo grande parte de seus membros evadirem para o mercado em busca de melhores condições de vida material do que se permanecessem sob a guarda patriarcal, o que fez surgir a família nuclear ou família burguesa, constituída de pai, mãe e filhos, todos submetidos à lógica do mercado, por isso mais passíveis do que antes de se desestruturarem e se desviarem do mundo da ordem.
“Durante séculos, cada geração transmitiu à seguinte um patrimônio não somente material, mas também moral. Todos tinham o culto das qualidades familiares, da honra e responsabilidades. Do mesmo modo que uma terra, uma carga de mercadorias ou um móvel eram transmitidos os valores ligados a estas coisas: o gosto pelo trabalho, pela economia, o senso do dever, o amor à ordem e à perfeição. Atualmente, não há mais um planejamento que passa de geração a geração: os pais deixam seus filhos se adaptarem a um futuro imprevisível (…) Os interesses atuais são alimentados e aparentemente satisfeitos pela mídia, o cinema e a televisão (…) Os interesses são avivados, mas satisfeitos de uma forma superficial” (PARROT & GUENEAU,1959,p.193-194).
Comentando Agnès Heller, Maria de Lourdes Trassi apresenta argumentação semelhante a que acabamos de expor:
“Ao discutir a questão do poder moral nos tempos atuais, Agnès Heller aponta que a família na sociedade moderna não consegue manter por muito tempo seu poder moral independente sobre seus membros. A família de três gerações desapareceu e agora a família celular está em decomposição. A tradicional divisão socioeconômica de trabalho entre sexos não se sustenta mais e todos nascem livres e iguais e falta pouco para isto de fato ocorrer” (TRASSI,2006,p235).
Na escola, que podemos reconhecer como uma extensão do lar e uma porta de entrada na esfera pública, o professor (geralmente a professora primária) assumia a função de normatizar a criança segundo a cultura/moral vigente. Para as crianças que escapassem à persuasão da mestra ou do mestre, havia a aplicação de métodos corretivos que datavam do período pré-republicano, entre os quais se destacava a famosa palmatória. Se nos situarmos na evolução moral do Ocidente e especificamente do Brasil, lembrar-nos-emos que somente a partir de fins da década de 1960, tendo o maio francês como epicentro e paradigma, passou a haver uma liberação, podemos falar até em revolução, tanto na esfera pública quanto na esfera privada, dos jovens e das crianças da rígida moral que os subalternizava e os oprimia. Muitos fatores atuaram nesse sentido, podemos destacar alguns, como duas guerras mundiais, a depressão de 29, o boom de desenvolvimento tecnológico (avião, rádio, cinema, televisão…), a conquista da hegemonia da cidade sobre o campo, o surgimento e desenvolvimento da indústria cultural e a chamada revolução sexual, que atingiu diretamente a família conservadora, que era uma das principais, senão a principal, fonte protetora/corretiva da criança, e até do adolescente. “É de pequeno que se torce o pepino”, dizia uma máxima popular que bem expressava o tipo de proposta tida por escorreita de educação a ser aplicada no lar e na escola para que o mundo não se encarregasse de “educar” os filhos digressos. Esses fatores que concorreram para a liberação da criança e do adolescente também concorreram para a liberação da mulher, dos homossexuais e para o desenvolvimento dos movimentos de negros e de bairros, contribuindo para a diluição da cultura conservadora dominante e para a descentralização do macropoder concentrado no Estado (sobretudo a nível federal), nos sindicatos (de patrões e empregados) e em partidos políticos. No Brasil, forças conservadoras e progressistas digladiaram durante todo o século XX, em meio a duas ditaduras e algumas tentativas de golpe de Estado, resultando no período democrático liberal pós-regime militar e sua Carta, ainda mais liberal do que a de 1946. Há que se levar em conta também, além da força do conservantismo, o grande poder da desigualdade social em produzir nichos de pobreza, miséria e marginalidade, contribuindo, não determinando, a que muitos, entre os quais crianças e adolescentes, entrem em conflito com a lei. É dentro desse contexto que acabamos de esboçar que se movimentou e continua a se movimentar a questão das crianças e adolescentes. Daí que o Código de Menores não pode ser liberal quando de sua promulgação e a sua sobrevida prolongada (até 1990,quando foi revogado pelo ECA) foi resultado da prolongada sobrevida da hegemonia conservadora na cultura brasileira.
3.CIENTIFICISMO E POLÍTICA DO MENOR
O Código de Menores surgiu em um momento de conflito entre liberalismo e cientificismo, quando a primeira doutrina, ainda de baixa capacidade de se instrumentalizar através de instituições (justiça, polícia, educação, saúde, cultura, lazer…) de caráter liberal, não dava conta de enfrentar, de imediato, graves problemas de insalubridade, marginalidade e criminalidade que atentavam contra a ordem civilizatória, que trouxe consigo um grande grau de desordem, também civilizatória. O cientificismo apresentou argumentos e instrumentos mais convincentes e eficazes para combater a desordem, razão pela qual levou vantagem não só na esterilização de cidades, epidemias e insalubridades, mas também de marginais, entre os quais os menores abandonados e delinquentes, que, para seu controle e proteção, ganharam o Código de Menores de 1927, que tinha como pressuposto (cientificista) a identificação prévia do que era ser abandonado e do que era ser delinquente. Em suma, abandonados e delinquentes, na prática, eram quase sempre as crianças e adolescentes não-brancas, de lares pobres, ou sem lar, frequentadores de ambientes tidos como marginais, de baixa ou sem escolaridade… os atrasados civilizatoriamente, os não-aptos a conviverem no mundo da ordem, no mundo civilizado, os “anormais”. Estes traços anticivilizatórios estavam introjetados não somente nos agentes da lei encarregados de lidar com os menores, mas também em grande parte do senso comum e da intelectualidade.
A prática saneadora decorrente do cientificismo imposto ao Código de Menores era intervir previamente na realidade para recolher os menores em desacordo com a lei, objetivando selecioná-los para destinos diversos, sendo a prática de internação uma das mais contumazes para o efeito de civilizar o incivilizado. Para aperfeiçoar essa prática a nível nacional, principalmente para isto, surgiu, em 1941, não por acaso em pleno regime ditatorial, o SAM- Serviço de Assistência aos Menores, “funcionando como um equivalente do sistema penitenciário para a população infanto-juvenil” (CRUZ NETO et al.,2001: p.61)
O projeto desenvolvimentista dos anos JK, vindo na esteira da modernização industrializadora promovida pela Era Vargas, conduziu o Brasil a um grande salto em termos de desenvolvimento econômico e tecnológico; no entanto; tratava-se de um desenvolvimento concentrador de riquezas, que trouxe um incremento de densidade populacional para as cidades mais desenvolvidas, sobretudo as do sudeste, acometidas de seguidos êxodos rurais que sobrecarregavam a capacidade urbana de atender a essa demanda excedente em termos de serviços públicos (saúde, educação, saneamento básico…), empregos e moradias, levando muitas famílias a não terem outra opção senão ocupar áreas sem estrutura habitacional adequada, como as favelas, que se desenvolviam em extensão, desordem urbanística, número de habitantes e marginalidade/criminalidade. Todo esse quadro estrutural atingia diretamente a questão do menor, que, desde sua origem, em meados do século XIX, esteve associada, em grande parte, à desigualdade social, que persistia como um problema crônico.
No plano ideológico, a política do menor seguia tendo considerável porção do viés cientificista de indigitar o menor como alguém fora da ordem, portanto merecedor de correção, já que ainda não se aventava a lógica de que a correção deveria passar por responsabilizar o Estado em garantir para todas as crianças e adolescentes, independentemente de condição social ou étnica, os três lotes (cívico, político e social) de direitos básicos indicados por Marshall como componentes da cidadania liberal. A lógica continuava a ser responsabilizar o menor por sua “culpa” de se encontrar marginalizado, concedendo-lhe a correção como forma de seu adestramento social. Era tal lógica que norteava, de modo geral, os processos corretivos, eivados por um cientificismo de caráter lombrosiano (BATISTA, 2003). Também continuava o papel hegemônico do Estado (centralizador, mesmo no período da chamada República de 46) em dirigir a política do menor.
4.A PNBEM
Em 1964, o regime militar revogou o SAM e criou a PNBEM – Política Nacional do Bem-Estar do Menor para o seu lugar, reconhecendo o fracasso até então de se assistir os chamados menores abandonados e corrigir os chamados menores infratores. O governo reconhecia que a causa principal desse fracasso residia no fato de que a maior parte desses menores estava incursa nos seguintes pontos comuns que lhes vitimavam: “situação de pobreza; quebra de valores e de comportamento cultural;alto índice de natalidade; atividade marginalizada; alto índice de alcoolismo;alto índice de violência e criminalidade; alimentação deficiente ;promiscuidade habitacional; e mendicância”(apud RIZZINI,1995,p.303). A PNBEM propunha romper, ou pelo menos mitigar o mais que pudesse, a política anterior do SAM, baseada na internação de menores como uma das principais medidas corretivas. Sem acabar com a internação, a PNBEM estabeleceu, como medida preventiva privilegiada, a reinserção de menores abandonados em sua família, o que apresentou grandes dificuldades por que essa família, e não apenas o menor, encontrava-se, geralmente, vitimada pela desigualdade social e por problemas sociopsicológicos dela decorrentes. Para agravar a situação, a PNBEM era produto de um regime autoritário e a FUNABEM – Fundação Nacional de Bem-Estar do Menor, encarregada de operacionalizá-la a nível nacional, além das FEBEMs – Fundações Estaduais do Bem-Estar do Menor, operadoras a níveis estaduais, havia herdado não só a estrutura físico-burocrática do SAM como também a maioria de seus funcionários e métodos corretivos.
O resultado foi o aviltamento da questão do menor na proporção direta do fracasso do modelo econômico do regime militar, que acentuou a desigualdade social, fazendo recrudescer a marginalidade e, por conseguinte, a criminalidade, aumentando o exército dos chamados menores abandonados e menores infratores.Esse era o retrato de diversas regiões metropolitanas brasileiras e o retrato revelado por uma pesquisa dedicada a estudar os menores no então estado da Guanabara durante a década de 1960 (MISSE et al.,1973). Por essa época também foi realizada uma pesquisa semelhante relativa à cidade de São Paulo (CEBRAP, 1972) que também constatou a ligação da desigualdade social com a questão do menor.
A denominada CPI do Menor, instalada pela Câmara dos Deputados, em 1976, ratificou que a realidade do menor estava, em linhas gerais, condicionada pelo alto índice de desigualdade social, além de criticar a ineficiência da PNBEM. Três anos depois, o governo federal criaria o novo Código de Menores que reconhecia os menores abandonados e os menores infratores como estando em situação irregular pela sua condição de marginalizados. Tal reconhecimento não provocou mudanças substantivas sobre a política do menor, pelo simples fato de que o status quo social persistia aprofundando a marginalidade.
5.A CONSTRUÇÃO DO ECA
Por essa época, segunda metade da década de 1970, a ditadura chegava a seu esgotamento, não somente pelo fracasso de sua política econômica e social, mas também por pressão da população e de segmentos organizados (OAB, ABI, Igreja, sindicatos de trabalhadores…) da sociedade civil (Gramsci), e até por pressão de governos (especialmente a política de direitos humanos do governo Carter) e de organizações não-governamentais internacionais. Os segmentos organizados da sociedade civil foram ocupando espaços na esfera pública e, em referência à política do menor, essas ocupações resultaram, em três importantes movimentos sociais, entre outros: Movimento Nacional de Meninas e Meninos de Rua, Frente Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e o Fórum-DCA (Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).
A Frente Nacional de Defesa dos Direitos da Criança, congregando os “mais diversos setores sociais, categorias profissionais e convicções filosóficas, políticas e religiosas”, reuniu-se em Brasília, entre 21 e 25 de outubro de 1986, para realizar o IV Congresso O Menor na Realidade Nacional, no qual foi proclamada a Carta à Nação Brasileira, endereçada a toda a nação e, em particular ao Congresso Constituinte que estava elaborando a nova Constituição. Nessa Carta, era reivindicado que a Constituinte incorporasse na nova Constituição os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada em 20 de novembro de 1959, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, com a participação signatária do Brasil. Princípios esses, é de bom alvitre sublinhar, de caráter liberal. Também se reivindicava para as crianças e adolescentes a garantia do direito a uma cidadania liberal completa em suas etapas civil, política e social, que lhes assegurasse “o acesso às políticas sociais básicas de educação, saúde, alimentação, habitação, transporte. lazer e cultura – e, na idade e em condições convenientes, também de trabalho”. Para crianças e adolescentes com deficiências físicas ou mentais, bem como em situação de risco social (“abandono, negligências, infração penal e outras”), propugnava-se o atendimento por meio de “programas especiais de assistência e proteção”. Reconhecendo que a política referente às crianças e adolescentes estava diretamente ligada à macropolítica institucional, a Carta defendia uma “ampla reforma democrática do Estado Brasileiro”, a legitimação de movimentos e entidades da sociedade civil engajados na defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de uma descentralização dessa defesa, priorizando os municípios e, dentro destes, a família, a escola e a comunidade local (apud Instituto Brasileiro de Pedagogia Social,1990, p.27-29).
Em 1987, foi criada, por entidades da sociedade civil, a emenda popular “Criança – Prioridade Nacional”, que seria apresentada aos constituintes pelo Fórum-DCA, formado no primeiro semestre de 1988, para fazer parte da Constituição. Essa emenda representava um consenso entre os defensores da causa infanto-juvenil, consagrando os pontos básicos da Carta da Frente Nacional de Defesa dos Direitos da Criança que vimos há pouco, que seriam sintetizados nos Artigos 203, 204, 227 e 228 da Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988. Pelo caput do Artigo 227 da Constituição federal fica evidenciado que a nova política em relação a crianças e adolescentes tem como base a doutrina de proteção integral, garantidora de direitos (liberais), em substituição à doutrina de situação irregular do novo Código de Menores (1979), a qual contribuía para identificar o menor pela sua condição social marginalizada. Esse caput determina que:
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absolutaprioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
O Artigo 228 garante inimputabilidade aos menores de dezoito anos de idade, “estando os mesmos sujeitos às normas da legislação especial”, que seria o futuro ECA, e os artigos 203 e 204 tratam de assistência social, com partes referentes a crianças e adolescentes, bem como à descentralização operacional. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sancionado pelo presidente da República, Fernando Collor de Mello, através da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, teve como referência básica esses quatro artigos da Constituição. Complementando o Artigo 228 da Constituição, no que se refere a atos criminosos ou contravencionais praticados por adolescentes, o ECA proibi o cumprimento de penas e estabelece o cumprimento de medidas socioeducativas de advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional, além de outras medidas que visem ao acompanhamento do infrator na família, escola, comunidade, serviços de saúde, etc. A medida de internação é aquela que coloca o infrator sob custódia do Estado, privando-o de liberdade total ou parcial. Essa medida somente pode ser aplicada pelo juiz em caso de infração cometida por meio de grave ameaça ou violência à pessoa e no caso de reincidência de ato infracional grave. Não há previsão de tempo para internação, contudo, a permanência do jovem nesse estabelecimento não pode ultrapassar o prazo de três anos, devendo ser a mesma avaliada a cada semestre. A libertação será compulsória aos vinte e um anos de idade.
6.O ECA E A REALIDADE BRASILEIRA
Se no plano superestrutural os avanços em favor do ECA são inegáveis, em comparação com o Código de Menores ; no plano infraestrutural, os avanços ainda estão bem aquém de proporcionar para as crianças e adolescentes os direitos contemplados na lei. É fato que o Brasil tem alcançado destaque no plano internacional, tornando-se a sexta economia mundial, além de, no plano interno, ter conseguido reduzir o enorme fosso de desigualdade social, porém continuando bastante atrasado nesse sentido, o que o coloca como o 84º IDH do mundo, uma diferença de quatorze vezes em relação à sua posição de sexta economia do mundo. As ofertas de vagas na educação, do ensino fundamental ao ensino superior, vêm aumentando significativamente, principalmente a partir da década de 1990. No entanto, a qualidade do ensino público, nos níveis fundamental e médio, além de do ensino privado no nível superior, tem estado em queda constante. A opção governamental de privilegiar investimentos no ensino de nível superior, em detrimento dos níveis fundamental e médio nas escolas públicas, tem trazido grande prejuízo à formação intelectual, moral e cidadã de milhões de crianças e adolescentes, sobretudo as oriundas de famílias pobres, que compõem o maior percentual de usuários da educação pública. Além disso, grande parte da grade curricular do ensino médio tem suas disciplinas voltadas para a formação profissionalizante, com vistas à ocupação de funções subalternas e de baixa remuneração, em detrimento de uma formação humanista ou clássica que possibilite o despertar e desenvolvimento de uma consciência crítica visando fortalecer o seu papel de cidadão e lhe preparar para ingressar em uma faculdade competitiva (geralmente disponível em uma universidade pública) que lhe abra mais possibilidades de se desenvolver dentro da carreira escolhida. O ensino superior, que era dirigido a formar intelectuais, tem-se dirigido, principalmente a partir da década de 1990, quando se consagrou o neoliberalismo no Brasil, para uma formação mercadológica, “não-pensante”, sobretudo no caso de grande parte das universidades, centros universitários e faculdades particulares, diminuindo em muito a qualidade do ensino e debilitando a possibilidade de se desenvolver uma consciência crítica. É importante ressaltar que muitos dos adultos egressos de uma formação mercadológica e alienadora lidam e lidarão com crianças e adolescentes, na qualidade de professores, jornalistas, juízes, promotores, defensores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos…
A oferta de cultura/lazer (música, teatro, cinema, televisão, internet, etc.) é muito maior e mais variada atualmente do que há cem, cinquenta, trinta anos, inclusive permitindo que um número cada vez maior de pessoas participem de atividades culturais e de lazer perto de seu local de moradia, através de diversos projetos governamentais e não-governamentais, atuando como sujeito de suas próprias criações, o que é algo bastante salutar, principalmente para a formação de crianças e adolescentes. Todavia, sem queremos fazer juízo de valor, houve, no período dos últimos cem anos, grande aumento de manifestações artísticas e culturais de natureza alienadora, mercadológica e, em alguns casos, incitadoras de comportamentos não-solidários, não-fraternais, para não dizermos violentos e desrespeitosos aos direitos humanos consagrados internacionalmente, quanto na Constituição e no ECA.
Essa digressão para tratarmos de educação e cultura/lazer deve-se ao fato de que o ECA tem estes bens, assim como integridade física, esportes, saúde/alimentação, profissionalização, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária , na qualidade de objetos de direitos que devem ser garantidos para todas as crianças e adolescentes. Entretanto, os direitos, no campo do liberalismo, apesar de serem produzidos para todos equitativamente, são distribuídos pelo mercado, que limita a oferta de acordo com a capacidade econômica de quem os vai utilizar. Assim, na prática, as crianças e adolescentes, bem como os adultos, vão fazer uso de seus direitos com uma qualidade e quantidade de bens diretamente proporcional ao seu poder aquisitivo, com exceção de bens ofertados gratuitamente por organizações governamentais e não-governamentais. Os bens educação, cultura, lazer e saúde, por exemplo, têm seus valores (monetários) medidos pelo mercado. Uma criança (ou adolescente) que estuda em escola pública e é usuária de saúde pública tem mais chances de obter bens de menor qualidade do que se estudasse em uma escola privada mediana e fosse usuária de saúde privada. O que faz uma criança (ou adolescente) ser destinada à escola ou saúde pública ou privada é, geralmente, a sua maior oumenor capacidade de comprar os bens educação e saúde distribuídos pelo mercado, ocorrendo o mesmo em relação a outros bens, como cultura, lazer, esportes e alimentação. Como nenhum ser humano se forma isoladamente, mas interagindo com outros seres humanos, através de grupos de sociabilidade reais e virtuais (TV, cinema, internet…), a formação de cada um está diretamente ligada às condições materiais de renda/salário de sua família. De modo que, o ECA, apesar de representar uma significativa revolução a nível superestrutural, depende que seja realizada revolução equivalente, ou no mínimo uma reforma substantiva, a nível infraestrutural, para que sejam efetivados os direitos garantidos por essa lei. Enquanto continuar a grande defasagem entre a lei e a realidade à qual a lei se aplica, as crianças e adolescentes mais pobres, não-brancas, com baixa escolaridade, usuários de escola e saúde públicas, além de cultura não propiciadora à formação de consciência crítica, e com poucas opções de lazer e esportes, continuarão a estar, em desvantagem, em geral, com chances mais elevadas de serem vítimas de abandono, mortalidade infantil e violência no lar e fora dele, como atesta um relatório do governo federal (BRASIL,2006,p.48-52).
No caso específico de adolescentes em conflito com a lei, diversos estudos apontam uma relação direta entre pobreza, etnia, cultura alienadora e educação deficitária com atos criminosos e contravencionais (ANCED/FORUM DCA,2004; GALLO & WILLIAMS,2005). Uma pesquisa realizada em 2002 consigna que dos 9.555 adolescentes cumprindo medida socioeducativa (MSE) de internação e internação provisória, portanto praticantes de atos infracionais graves, 90% eram do sexo masculino, 63% não-brancos (dentre estes, 97% afrodescendentes), 51% não frequentavam a escola, 90% não acabaram o ensino fundamental e 49% não estavam ocupados com nenhuma atividade de trabalho destinada a adolescentes (apud ZAMORA,2008).
Parte da literatura indica que o tratamento da polícia a adolescentes pobres e, por conseguinte, moradores de áreas pobres, além de frequentadores de atividades culturais destinadas, geralmente, a pobres, como o funk, é diferente do tratamento dirigido a adolescentes não-pobres, a despeito de o ECA ser uma lei voltada igualitariamente a todas as crianças e adolescentes, independentemente de condição social e etnia. Abramovay et al., em pesquisa desenvolvida na periferia de Brasília, verificaram abordagens vexatórias e agressivas de policiais a jovens de ambos os sexos, além de representações sociais em que ambos os lados tomam o oponente como inimigo através de falas preconceituosas e estigmatizadoras, pelas quais policiais acusam os jovens de malandros, bandidos, piranhas, safadas, putas, enquanto estes os acusam de não respeitar os direitos humanos, forjar flagrantes, etc. (ABRAMOVAY et al.,2004). Alguns outros estudos também indicam representações semelhantes, tanto de parte de adolescentes quanto de parte de agentes da lei (BATISTA,2003;NERI,2009; COUTINHO et al.,2011).
Esses fatores negativos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes são considerados por alguns estudiosos (PARROT &GUENEAU,1959,p.17-31 e 191-219; BARTOL& BARTOL,2009; GALO & WILLIAMS,2005) como fatores de risco, enquanto que o contrário são denominados fatores de proteção. C. Bartol e A. Bartol elencam como fatores de risco os extrafamiliares (comportamentos antissociais, rejeição, escolas inadequadas, comunidades violentas, pobreza, entre outros), familiares (falhas na educação,problemas psicopatológicos, maus tratos a crianças), psicobiológicos e problemas de saúde física. Quanto aos fatores protetivos, eles os definem, genericamente, como sendo “todas as experiências e influências cognitivas, sociais ou emocionais que servem para moderar, mitigar ou isolar fatores de risco” (BARTOL.& BARTOL,2009,p.23 e 78).
Sartório & Rosa, analisando discursos em processos de Varas da Infância e Juventude de duas cidades brasileiras, detectaram que a vulnerabilidade social é o maior fator de risco para adolescentes em conflito com a lei , considerando que, “ainda hoje, com a vigência do Ecriad, no sistema socioeducativo, encontram-s e os adolescentes em situação de maior vulnerabilidade social” (2010,p. 3). Sistema socioeducativo esse ao qual elas tecem críticas pelo fato de o mesmo ser ineficiente em conseguir “propiciar um acompanhamento sistemático e contínuo” para os adolescentes sob sua guarda (Ibid.:9). Baquero et al. (2011) verificaram em sua pesquisa que a presença de um projeto de vida por parte de adolescentes atua como um fator protetivo, enquanto a ausência atua em sentido contrário. Também Costa & Assis consideram, através de estudos de literaturas nacional e internacional, que “a ausência de um projeto d e vida pessoal relaciona-se à vulnerabilidade dos adolescentes diante do mundo” (2006,p.6), sendo, portanto, um significativo fator de risco.
Segundo o ECA (Art. 124), instituições para cumprimento de MSEs, as quais podemos classificar como instituições de sequestro , devem garantir aos adolescentes os seguintes direitos, entre outros: “ser tratado com respeito e dignidade”,“habitar alojamento em condições adequadas de higiene e salubridade”, “receber escolarização e profissionalização” e “realizar atividades culturais, esportivas e de lazer”. Essas instituições, em tese e até de fato, levam considerável vantagem sobre suas congêneres da virada do século XX em termos de ressocializar adolescentes, não obstante estudos venham demonstrando que tais instituições, em grande parte, têm apresentado graves deficiências em cumprir sua função. Em algumas delas, encontramos situações semelhantes às encontradas naquelas da virada do século XX, guardadas as devidas proporções, dando conta de altos índices de reincidência de infrações, em torno de 40 a 50% (NERI, 2009,p.74-79), improficuidade na aplicação de medidas socioeducativas (BRASIL,2002; COSTA & ASSIS,2008;BAQUERO et al., 2011;OLIVEIRA & ASSIS,1999) e até casos de agressão verbal e/ou física por parte de agentes de disciplina ou entre adolescentes (OLIVEIRA & ASSIS,1999). Também há casos, como em relação aos menores abandonados e delinquentes da virada do século XX, de juízos de valor proferidos por agentes da lei (agentes de disciplina, técnicos, promotores e até juízes) que estigmatizam o adolescente como sendo propenso à criminalidade, irrecuperável, entre outros epitetos (BATISTA,2003;SILVA,2010).
7. CONCLUINDO
Concluimos este texto com a impressão de que o problema social envolvendo crianças e adolescentes em risco social e adolescentes em conflito com a lei segue em um estado de extrema gravidade, tanto, ou quase tanto, quanto na época anterior à vigência do Estatuto da Criança e do adolescente. As razões para tal gravidade, como tentamos problematizar, estão na continuidade (embora amenizada a partir da década de 1990) do alto nível de desigualdade social que marca a sociedade brasileira, na influência perniciosa da indústria cultural em forjar valores e comportamentos baseados no individualismo possessivo, na deficiência escolar (sobretudo em se tratando de escola pública de ensino básico) em não educar os alunos para o fortalecimento de uma consciência crítica diante do mundo em que estão inseridos, além de fornecer-lhes uma educação de baixa qualidade em termos de disciplinas curriculares, e na deficiência, não menos grave do que a escolar, dos dispositivos estatais em educar os adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas. Finalmente, a razão provavelmente de maior gravidade, por estar na raiz do problema, é a incapacidade de muitas famílias em educar suas crianças e adolescentes de modo a prevenir que elas entrem em situação de risco social, o que contribui de forma bastante acentuada para que sejam futuros agentes de conflitos com a lei. Tal incapacidade decorre do fato de essas famílias estarem acometidas de alguns dos males (ou até todos) que acometem seus filhos – males que acabamos de descrever nesta conclusão – e não contarem com apoio suficiente de organizações governamentais e/ou não-governamentais que lhes deem subsídios suficientes para desenvolverem uma consciência critica e uma condição material capazes de proteger a si a seus filhos.
Não atacando essas fontes principais de fatores de risco, de modo a fazerem serem vencidos por fatores protetivos, a tendência é que os problemas crianças e adolescentes em risco social e adolescentes em conflito com a lei prossigam no mesmo diapasão de então ou até venham a se agravar, a despeito da vigência de uma lei bem qualificada do ponto de vista protetivo/corretivo e da diligência de uma multiplicidade de projetos, organizações e agentes bem intencionados – nem todos – em mitigar ambos os problemas.
Informações Sobre o Autor
Vinicius Bandera
Pós-doutorando em História Social (USP). Doutor em Sociologia (UFRJ). Mestre em Ciência Política (UNICAMP).