No direito, o CPC ou Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) é o texto que contém todas as normas relacionadas aos processos civis.
É possível entender melhor o que é o CPC observando os mecanismos de atuação do Poder Judiciário através da aplicação das normas aos casos concretos. A prestação da tutela jurisdicional, quando existir um conflito de interesses na ordem civil, irá demonstrar essencialmente o que é o CPC para o direito.
O Código de Processo Civil apresenta conceitos importantes para o direito, como por exemplo: as limitações, os recursos, a tramitação, a conciliação, as sentenças, os prazos, as ações, as competências, etc. Conceitos indispensáveis para a prática processual civil.
Visando uma correta aplicação e interpretação do código, o Processo Civil se orienta em princípios, são alguns deles: o devido processo legal, a dignidade da pessoa humana, a igualdade, a eficiência, a legalidade, o contraditório, a duração razoável do processo, a boa fé, a efetividade, a ampla defesa e a publicidade.
O CPC contém normas estritamente relacionadas aos processos judiciais de natureza civil, tornam-se suplementares para o entendimento do que é o CPC as normas oriundas de outros ramos do direito, como o tributário ou o penal.
Para compreender corretamente o que é o CPC, não deve-se confundir o Código de Processo Civil com o CC ou Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), pois este regula as relações jurídicas de natureza privada, ou seja, estabelece todos os direitos e obrigações relacionadas às pessoas que integram a esfera civil, operando no cotidiano fora do judiciário.
Enquanto aquele (como já observado no tópico que trata sobre o que é o CPC) regula todos os trâmites de um processo na esfera judicial civil, estabelecendo as medidas processuais necessárias para a verificação do direito civil.
Depois de esclarecido o que é o CPC, é preciso conhecer então a grande mudança do direito processual civil brasileiro: a entrada em vigor de um novo Código Processual Civil, criado através da lei nº 13.105/2015. O Novo CPC substituiu o Código de Processo Civil anterior (Lei nº 5.869/1973), criado durante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985).
Durante toda sua existência o código passou por inúmeras alterações que tentavam adequar o texto aos novos padrões da sociedade brasileira, no entanto a idealização de um novo código teve início apenas em 30 de setembro de 2009, quando instituída uma Comissão de Juristas pelo Ato do Presidente do Senado Federal nº 379, destinada a elaborar Anteprojeto de Novo Código de Processo Civil.
O Novo CPC entrou em vigor no dia 18 de março de 2016 e apresenta mais de mil artigos com diversas notáveis alterações. O que mudou no Novo CPC transformou-se em uma questão fundamental para o direito processual civil e um ponto essencial para entender o que é o CPC nas circunstâncias atuais.
Diante do exposto é possível perceber a importância do conhecimento sobre o que é o CPC, visto que é o Código de Processo Civil que estabelece os princípios e normas que orientam as regras processuais.
Verificava-se há muito tempo uma necessidade de adequação do processo civil à realidade brasileira, à vista disso é indiscutível o impacto extraordinário do Novo CPC no direito civil.
O novo código se propôs a apresentar uma justiça mais clara e acessível, através da expansão das técnicas para resolução de conflitos, do privilégio dos princípios constitucionais, de uma maior agilidade na tramitação dos processos, entre outras importantes mudanças que causaram um grande impacto no dia a dia do processo e nas funções jurídicas.
O CPC em vigor também afetou de forma substancial a rotina do advogado, trazendo garantias, como o período de suspensão dos prazos processuais, a contagem dos prazos processuais apenas em dias úteis e a possibilidade de intimação em nome da sociedade à qual pertence o advogado.
Além disso, é relevante lembrar que o Código de Processo Civil de 2015 foi o primeiro na história brasileira editado durante um regime democrático, dando espaço inclusive para participação popular, prova disso foram as mais de mil sugestões apresentadas pela população.
Se você se interessou na pesquisa acerca do que é o CPC e o Novo CPC, confira esta lista com algumas obras sobre o assunto:
As férias são um dos direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros, garantidas pela Consolidação das Leis…
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) é um grupo formado por…
A sabotagem no ambiente de trabalho é um tema sensível que pode impactar diretamente a…
A sabotagem no ambiente de trabalho é um problema grave que pode comprometer o bom…
A comissão paga por fora é uma prática comum em muitos setores comerciais, mas que…
DECRETO-LEI Nº 1.001, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969. Texto compilado(Vigência) Código Penal Militar …