Bioética e meio ambiente

0

Hoje se fala muito em uma ética ambiental.O que seria isso?Um conceito básico seria dizer que é uma conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e conseqüente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. Dessa forma a ética ambiental nos remete a uma ética da responsabilidade onde todos somos responsáveis por nossas ações e suas conseqüências diretas e indiretas.

Buscando uma interface entre o meio ambiente e a ética surge em 1971 o neologismo Bioética criado por Van Potter um biólogo e oncologista que definiu Bioética como sendo uma ponte para o futuro unindo os conhecimentos biológicos e os valores humanos para uma sobrevivência aceitável. Uma Ética da vida, interação entre o homem e o meio ambiente. Conscientização que o homem é parte integrante do meio em que vive sofrendo as conseqüências de suas ações.

Dessa forma cria-se então uma nova relação ética: agir com compromisso ético. Um compromisso criado por nós, sem lei regulamentando, uma questão de consciência. Um compromisso personalíssimo que é ético não legal. Esse compromisso ético reflete em ações éticas, ações coerentes com os princípios éticos de cada pessoa, que proporcionem resultados favoráveis à preservação ambiental e á melhoria da qualidade de vida.Criando uma barreira ética e protegendo à natureza como um todo.

A prática diária desse comportamento ético proporciona uma satisfação individual e o beneficiamento coletivo da sociedade como um todo, contribuindo com responsabilidade para a preservação do maior bem que existe que é a natureza. Renova a esperança de podermos prolongar a existência da nossa espécie nesse planeta. Essa nova forma comportamental é uma nova esperança de vida, daí a importância de conscientizar todos os segmentos da sociedade para essa nova relação ética.

Muitas empresas já conscientizaram da importância de uma política ambiental e implantaram um sistema de gestão ambiental onde todos os funcionários estejam envolvidos lutando por uma mesma causa. O sistema de gestão ambiental (SGA) é um instrumento utilizado para organizar as ações da empresa destinadas à proteção do meio ambiente. Visando melhorar continuamente as ações em relação ao meio ambiente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida do nosso planeta, ganhar competitividade demonstrando através de atitudes o comprometimento com a questão ambiental.

A política ambiental dessas empresas reflete o compromisso com a preservação do meio ambiente, servindo de guia para a condução das ações do dia-a-dia. Os compromissos da política devem ser compreendidos, assimilados, implementados e mantidos por todos os funcionários.

Ações como descarte responsável de resíduos e coleta seletiva tem auxiliado muito na manutenção desse compromisso.O que significa gerenciamento de resíduos? São procedimentos de gestão ambiental que visam estabelecer diretrizes e metodologias para a gestão dos resíduos gerados nas atividades de trabalho. Qual a importância desse gerenciamento?Todos resíduos gerados são aspectos ambientais e podem gerar impactos ambientais negativos (contaminações) por isso a importância de uma política de gerenciamento.

Se cada um fizer a sua parte poderemos ter um mundo mais ecologicamente equilibrado e quem sabe alcançar o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

 

Bibliografia
ALBAGLI, Sarita.Geopolítica da Biodiversidade.Brasília: IBAMA, 1998
CLEMENTE, Ana Paula Pacheco (Org.).Bioética: um olhar transdisciplinar sobre os dilemas do mundo contemporâneo. Belo Horizonte: Bioconsulte, 2004.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1992.
PESSINI, Léocir e BARCHIFONTAINE, Christian de Paul. Problemas atuais de Bioética.5.ed.São Paulo: Loyola, 2000.
VIOLA,  Eduardo J.Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafio para as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 1998.

 


 

Informações Sobre o Autor

 

Ana Paula Pacheco Clemente

 

Coordenadora da pós-graduação em Bioética da PUCMinas e da pós-graduação à distância em Bioética da UFLA, Consultora da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/MG, membro da diretoria do Capítulo de Bioética da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, membro da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Minas Gerais. Diretora da Bioconsulte Ltda (consultoria em Bioética, Biossegurança e gestão de qualidade)

 


 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais