8 dicas de gestão para equipes jurídicas

0

Gerenciar equipes já é algo difícil, que demanda muito trabalho dos líderes. A administração de equipes jurídicas passa pela mesma questão e, além disso, deve ser feita de forma apropriada para que o escritório de advocacia tenha mais clientes. 

Empresas de advogados possuem diversos profissionais e, às vezes, é difícil gerenciar todo mundo, por isso, é necessário que os líderes saibam como conduzir os funcionários para que o escritório tenha bons resultados e atinja as suas metas. 

Por isso, é importante pensar na organização do escritório, na divisão de funções e na forma de trabalhar. Desse modo, a empresa ganha tempo e trabalha melhor com os seus projetos. 

Benefícios da gestão de equipe

Uma boa administração de equipe pode oferecer diversas vantagens para o seu estabelecimento de advocacia. Por exemplo:

  • Local de trabalho agradável;
  • Fácil percepção de erros;
  • Melhora nos resultados;
  • Agilidade.

Uma gestão bem-feita contribui para que o local de trabalho tenha um clima agradável, é claro que não é somente isso que muda o clima do ambiente, mas ter uma boa gestão contribui para que o local seja mais bem humorado para realizar as tarefas.

Ademais, com a aplicação da boa administração, os projetos são mais arrumados e com isso dá para identificar as falhas facilmente, bem como arrumá-las rapidamente.Assim, é possível evitar que o trabalho tenha que ser todo refeito. 

Também dá para observar uma boa melhora nas metas, isso porque com a estruturação ninguém fica desorientado. Os colaboradores sabem o que devem fazer e quais são as suas obrigações e, desse modo, as metas são alcançadas.

Por fim, outro fator de benefício é que o trabalho é feito com muito mais agilidade, isso quer dizer que a produtividade aumenta e mais coisas são feitas em um menor espaço de tempo, com muito mais eficiência. 

Sendo assim, gestão de equipe não é somente boa para empresas jurídicas e sim para qualquer empresa. Logo, até uma fábrica de impressão de apostilas deve aplicar estratégias de gestão de equipe em sua organização.

Como fazer uma boa gestão de equipe jurídica

Já que falamos sobre a importância de uma boa gestão, veja agora dicas de como fazer isso da melhor maneira e alcançar os seus objetivos:

  1. Use tecnologia

Entre tantas atividades para gerenciar, tente usar um programa para ajudar na arrumação das equipes e projetos, há muitos desses no mercado que facilitam a realização de demandas.

Porém, se você desejar ter um específico para a sua empresa que atenda às suas demandas, contrate alguém que faça desenvolvimento de software e explique as suas necessidades, para que ele possa fazer um programa de acordo com as suas demandas. 

Usar tecnologia no escritório pode trazer agilidade ao trabalho e permitir que tudo fique em um único lugar. Isso quer dizer que a empresa vai poder parar de usar papel, contribuindo de maneira positiva com o meio ambiente. 

E ainda vai poder garantir que todos os funcionários tenham acesso ao programa. Assim, todos os advogados vão saber as suas tarefas, prazos e atrasos. 

Sendo assim, essa é uma boa dica para uma administradora de condomínios usar em seu estabelecimento, modernizando a rotina de trabalho e possibilitando que os serviços sejam feitos de forma mais rápida e eficiente. 

2. Dê retornos sobre as demandas

Para se ter uma boa gestão é preciso que os funcionários estejam alinhados com a empresa e seus propósitos. Por isso, o gestor para ter bons resultados deve conversar frequentemente com os funcionários e realizar devolutivas. 

Isso quer dizer que o gestor pode estabelecer conversas com as equipes de forma individual ou em grupo, para dialogar sobre como as tarefas estão sendo realizadas. 

Nesse sentido, é possível discutir os erros e acertos, bem como orientar a equipe para que ela faça um trabalho melhor. 

É nesse momento que o líder inicia um diálogo com o funcionário e permite que ele fale sobre as dificuldades que tem encontrado e sobre o modo de trabalho da empresa. 

Aqui é importante que o líder saiba diferenciar quais são os momentos de realizar essa devolutiva em grupo ou individual. Se for algo que ocorre com muitas equipes é preciso ser feito em grupo, e se for algo que acontece somente com um funcionário deve ser individual. 

Dessa forma, empresas de construção civil podem falar com seus colaboradores para dialogar sobre eventuais problemas e, desse modo, ajustar as equipes para que elas  desenvolvam as demandas conforme o esperado.

3. Faça melhorias

Uma boa administração também implica em entender as situações de conflitos que as equipes passam e ser capaz de solucioná-los, por isso, talvez seja necessário executar melhorias tanto físicas como na forma de desenvolver as atividades.

Isso significa que os gestores valorizam a equipe e prezam pelo bem-estar delas. Dessa forma, ao implementar melhorias também é um jeito de facilitar o trabalho e colaborar para que tudo seja feito com mais agilidade. 

Para que o gestor identifique se é preciso mudanças, é necessário que ele converse com os colaboradores e escute as suas questões e, dessa forma, será possível que o gestor perceba que é necessário mudar algumas coisas. 

Sendo assim, uma forma para os gestores identificarem os problemas é a realização de uma pesquisa de clima organizacional, por meio dela é possível que anonimamente os funcionários falem sobre a empresa e sua organização. 

4. Estimule os colaboradores

Para que a sua gestão seja bem sucedida é importante que os seus colaboradores sejam estimulados. O gestor pode fazer isso mantendo tudo organizado e alinhado. Esse é um jeito de manter as equipes jurídicas motivadas com as tarefas. 

Tudo isso porque qualquer colaborador se sente sem motivação em um local sem propósito e bagunçado, a desordem desmotiva o colaborador, que sente que o seu trabalho não é valorizado e nem reconhecido

Por isso, é importante que os líderes saibam deixar as tarefas organizadas para que seus advogados possam desenvolver suas tarefas de forma mais adequada. 

Sendo assim, uma assessoria jurídica pode manter sua equipe jurídica motivada, proporcionando para seus advogados um ambiente organizado, com metas estabelecidas. 

5. Faça boas contratações

Pode parecer que as contratações não influenciam na gestão de equipe, mas a verdade é que influenciam. 

É preciso  prestar atenção em quem são os contratados. É importante verificar se o funcionário tem os requisitos para a vaga e também se tem o perfil da empresa.

Isso porque tudo isso traz consequências para o lugar de trabalho, se o colaborador não está alinhado com a cultura da empresa, isso pode gerar situações de conflito e atrapalhar o andamento das atividades e tarefas de todos.

Sendo assim, para que o escritório tenha uma boa gestão, é preciso que essas questões sejam observadas desde o ínicio, na entrevista. Dessa forma, é possível garantir o andamento das funções e possíveis problemas. 

Por isso, na hora da contratação, qualquer empresa deve observar esses aspectos, até mesmo, aquelas de terceirização de folha de pagamento.

6. Reuniões

Para que tudo esteja alinhado e seja feito de forma padronizada, realize reuniões com as equipes. Dessa forma, a dinâmica do escritório é discutida e novas ideias de melhorias podem surgir. 

Além disso, esse também é um bom momento para que os advogados deem suas opiniões sobre assuntos do dia a dia e que podem ser melhorados. É importante que os gestores escutem e saibam conversar com eles. 

Um bom líder escuta a sua equipe, por menor que seja a reclamação, pode ser sobre o processo de digitalização de documentos que não está funcionando ou sobre algo mais sério, é dessa forma que se constrói um ambiente mais inclusivo e melhor para todos.

7. Faça planejamento

Outro fator para uma boa gestão é que deve haver um planejamento. Os gestores devem elaborar algo que seja coerente com as metas para o escritório e deve comunicar os seus advogados. 

Com um planejamento que define os objetivos e distribui as funções, todos sabem quais são as suas metas e o que devem fazer. Por isso, é importante que isso seja feito a médio e longo prazo. 

8. Comunicação

Por fim, para que uma gestão tenha sucesso é preciso que entre os funcionários e os colaboradores haja comunicação. Dessa forma, os problemas podem ser discutidos e resolvidos e as crises podem ser melhor gerenciadas. 

Além disso, se os funcionários sentem que ali é um ambiente que é propício para o diálogo eles se sentem mais confortáveis para falar sobre as dificuldades e também sentem mais satisfação de trabalhar naquele local. 

Por isso, os gestores das equipes jurídicas devem sempre deixar explícito que estão disponíveis para o diálogo e que valorizam isso para o melhor andamento das funções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Julgamento Caso Kiss: para Promotor aposentado não houve dolo no caso da boate Kiss
Clique Aqui e Saiba Mais!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais