Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial é realizado pela primeira vez no país

0

Conferencistas internacionais e renomados profissionais nacionais convidados vão discutir os rumos da profissão em relação aos impactos da IA e das novas tecnologias.

As transformações tecnológicas já chegaram no Direito e, os especialistas afirmam que o profissional que não se inteirar das mudanças, não souber trabalhar com elas, estará fadado a ficar pra trás no mercado de trabalho. Quem é o advogado do século XXI, como o Judiciário Brasileiro tem trabalhado com a IA e a digitalização e qual o panorama de consumo e concorrência atual e futuro serão discutidos no Primeiro Congresso Internacional sobre Direito e Inteligência Artificial, da SKEMA Business School Brasil, que vai ser realizado nos dias 02 e 03 de julho.

O congresso traz uma proposta inovadora para pessoas que buscam entender a transformação digital que está em desenvolvimento na área do Direito. Várias relações entre o mundo jurídico, a tecnologia representada pela inteligência artificial, o mercado de trabalho e as questões éticas relacionadas ao tema vão estar em discussão durante os quatro painéis do evento. Segundo a reitora da SKEMA Brasil, Geneviève Poulingue, “o judiciário e os escritórios de advocacia já tem utilizado a inteligência artificial, por isso os profissionais e os estudantes precisam se preparar para essa nova roupagem do direito”.

Importantes nomes do cenário tecnológico e jurídico nacionais e internacionais estarão presentes, como o português Manuel David Masseno, Professor Adjunto e Encarregado da Proteção de Dados do Instituto Politécnico de Beja, em Portugal; o argentino Antonio Marino, Professor emérito da Universidade de El Salvador (Argentina) e da Universidade de Pisa (Itália); o francês Thierry Warin, professor de Ciência de Dados na Cirano, em Montreal, no Canadá; e os brasileiros, Wilson Benevides, desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Bráulio Gabriel Gusmão, juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça; Bruno Meyerhof Salama, professor visitante em UC Berkeley School of Law; José Eduardo Chaves, desembargador federal aposentado do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais; Guilherme Freitas, advogado e chefe do setor jurídico da construtora MRV, entre outros.

Um dos organizadores é o Doutor em Direito, Prof. Edgar Jacobs, coordenador da pós-graduação em Direito e IA da SKEMA Business School Brasil. “Hoje existem demandas diferentes, ligadas à tecnologia e internet, mas, é preciso ir além e saber usar as novas ferramentas de Inteligência Artificial que já estão disponíveis. E, por outro lado, é preciso entender como essas tecnologias impactam atividades do Judiciário e negócios, temas que nossos convidados internacionais do Congresso dominam”, revela Edgar.

O Congresso vai ser totalmente online e aberto para os interessados da área, estudantes e profissionais. Será oferecida a possibilidade de publicação de pesquisas de graduação e de pós-graduação, em formato de Resumo Expandido, em 4 Grupos de Trabalho:
GT 1 – Os Direitos Humanos na era Tecnológica
GT 2 – Inteligência Artificial e Tecnologias aplicadas ao Direito
GT 3 – Governança Sustentável
GT 4 – Formas Tecnológicas de Solução de Conflitos

As submissões dos trabalhos devem ser feitas no site do Conpedi, onde podem ser encontradas as informações, o edital e as inscrições para a apresentação. O valor das inscrições é de R$ 90 reais a inteira e R$ 45 reais a meia para estudantes.

SERVIÇO:

Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial – Online

Data: 02 e 03 de julho de 2020.

Horário: 9h30 às 12h // 14h às 18h // 19h às 21h.

Inscrições: site Sympla .

PROGRAMAÇÃO DIA 02 DE JULHO DE 2020 (QUINTA-FEIRA):

PAINEL 1: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DIREITO
Horário:  09h30 às 12h.
Mediador: Prof. Caio Augusto Souza Lara – SKEMA Business School.
Participantes:
Manuel David Masseno (POR) – Instituto Politécnico de Beja (Portugal).
Antonio Martino (ARG) – University of Salvador (Argentina) and Pisa (Italy).
Rômulo Soares Valentini (BRA) – TRT-MG/FPL-MG.

Intervalo: 12h às 14h.
Grupos de Trabalho: 14h às 18h.

PAINEL 2: O ADVOGADO DO SÉCULO XXI: CRIANDO STARTUPS, GERINDO ESCRITÓRIOS INOVADORES E ADVOGANDO COM ALGORITMOS
Horário: 19h às 21h.
Mediadora: Profa. Lorena Muniz e Castro Lage – SKEMA Business School.
Participantes:
Guilherme Freitas – Diretor Jurídico MRV Engenharia.
Patrícia Peck Pinheiro – Sócia Head de Direito Digital do escritório PG Advogados.
Gustavo Miranda – Andrade Miranda Advogados. Host do Podcast Direito 4.0.

PROGRAMAÇÃO DIA 03 DE JULHO DE 2020 (SEXTA-FEIRA):

PAINEL 1: CONSUMO, CONCORRÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Horário:  9h30 às 12h.
Mediador: Edgar Jacobs – Coordenador da Pós-Graduação de Direito e IA da SKEMA Business School.
Participantes:
Thierry Warin (FR) – Professor de Ciências de Dados para Negócios Internacionais e Pesquisador Principal do DataLab na CIRANO (Montreal).
Tiago Moura – CTO na Hop & IBM Champion Lifetime.
Ivo Gico Jr – Professor do mestrado e doutorado do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Bruno Meyerhof Salama – Professor Visitante em UC Berkeley School of Law – Professor FGV.

Intervalo: 12h às 14h.
Grupos de Trabalho: 14h às 18h.

PAINEL 2: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O ESTADO DA ARTE NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO
Horário:  19h às 21h.
Mediador: Prof. Pepe Chaves – SKEMA Business School.
Participantes:
Bráulio Gabriel Gusmão – Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e coordenador do Laboratório de Inovação e do Centro de IA do PJ e no CNJ.
Wilson Benevides – Desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais

SOBRE A SKEMA

A SKEMA Business School é uma escola de negócios com unidades na França, Estados Unidos, China, Brasil e África do Sul. Seu modelo de educação é voltado para uma economia globalizada, para o mundo digital e uma sociedade sustentável e humanista. No Brasil oferece cursos de mestrado nas áreas de Negócios, Finanças, Projetos e Marketing Internacional, além dos cursos de Graduação em Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais e a Pós-graduação em Direito e Inteligência Artificial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais