Diretor do IPDA avalia o PLC nº 39/2020 como positivo para a Administração Pública

0

José Anacleto Abduch Santos frisa que é fundamental que sejam realizados em conjunto o planejamento operacional e tático e a gestão dos riscos para o enfrentamento de situação de emergência de saúde

À espera de sanção presidencial, o Projeto de Lei Complementar – PLC nº 39/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, é uma importantíssima providência legislativa, que objetiva a cooperação entre os vários níveis de governo, avalia do diretor do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA, José Anacleto Abduch Santos. Para ele, é fundamental que sejam realizados em conjunto o planejamento operacional e tático e a gestão dos riscos para o enfrentamento de situação de emergência de saúde pública.

O PLC nº 39/2020 tem por objetivo implementar uma política de atuação cooperativa e conjunta, entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios para o enfrentamento de situações de emergência de saúde pública de importância nacional ou internacional, como é o caso da pandemia do coronavírus, “embora não seja norma destinada apenas a atender esta específica situação de emergência”, sublinha o diretor do IPDA.

Abduch Santos frisa que as ações descoordenadas e isoladas podem levar a graves prejuízos financeiros e materiais, “quiçá por multiplicidade de ações idênticas, inclusive para a saúde e para a vida da população”. O diretor do IPDA ressalta que a conjugação, por todos os entes federados, de recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos certamente atenderá os princípios da eficiência e da eficácia no combate das situações de risco.

O diretor do IPDA entende que a ação conjunta propicia a racionalidade de identificação dos riscos e produz  a otimização dos recursos financeiros e materiais destinados à prevenção e ao tratamento dos riscos, bem como destinados a medidas de contingenciamento no caso dos eventos correspondentes aos riscos se concretizarem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais