Entenda sobre o marketing digital para advogados

O marketing digital é uma estratégia fundamental para a divulgação de qualquer tipo de produto ou serviço nos dias atuais.

A internet se tornou o principal veículo de comunicação entre empresas e consumidores, além de oferecer novas possibilidades com o marketing digital.

Profissionais, como os advogados, que são proibidos pela OAB de usarem o marketing e publicidade, encontram no marketing digital uma possibilidade de serem vistos e reconhecidos por seu público-alvo, assim como empresas de locação de impressora colorida.

Essa técnica tem diversas vertentes, por isso algumas estratégias podem ser obtidas, como o marketing de conteúdo, o Whatsapp business e o e-mail marketing, que são muito usadas por advogados e escritórios de advocacia pelo país.

Isso acontece, pelo fato de que tais estratégias do marketing digital oferecem ao público-alvo desses profissionais dados necessários e importantes sobre assuntos que são do interesse dele.

Possibilitam também uma comunicação mais fácil e direta entre consumidor e profissional, além de permitir o relacionamento mais durável, que sempre gera bons frutos para ambos.

Neste artigo será definido marketing digital, ferramentas importantes para os profissionais jurídicos e as tendências dessa estratégia.

 

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias que serve para divulgar um marca, como uma empresa de manutenção de geradores de energia e o que ela tem a oferecer, na internet.

É diferente do marketing tradicional, porque o digital faz uso de diferentes canais on-line e também de métodos que permitem sua mensuração em tempo real.

As pessoas estão cada vez mais dependentes da internet para qualquer coisa. Com o surgimento de aparelhos como smartphones e tablets, esse acesso é a realizado a qualquer momento e de qualquer lugar.

O consumidor moderno pesquisa sobre tudo na internet, indo desde uma simples curiosidade até a necessidade por um serviço ou uma informação sobre alguma empresa.

Por isso, o uso do marketing digital é cada vez mais importante para empresas como as de serviço de controle de acesso digital e profissionais. 

Se o consumidor moderno pesquisa tudo na internet, as empresas e produtos também precisam dela para se promoverem.

 

O que é marketing jurídico?

Ao falar sobre marketing digital, é impossível não pensar nas milhares de possibilidades que ele oferece, como no caso do marketing jurídico.

Essa possibilidade existe, porque o marketing digital não é uma estratégia usada apenas para vender ou convencer, mas sim como um conceito muito mais amplo.

O marketing digital está focado em cuidar de causas, relações de engajamento, estratégias de atuação e também com o pós-venda, como no caso de uma empresa de reciclagem de papelão.

Sendo assim, quando um profissional faz uso correto do marketing jurídico, ele também está em busca da sua consolidação como profissional, obtendo diversos resultados.

Tais métricas estão relacionados ao objetivo do profissional, que pode se tornar autoridade em determinado assunto, marcar presença nas redes sociais para interagir mais com consumidores, atrair um público novo e diversos outros objetivos.

O principal foco do marketing jurídico é o interesse do bom direito, sempre dentro das normas de conduta da OAB. 

Mas isso só é possível se o profissional ou escritório contar com uma equipe especializada neste tipo de marketing, fazendo uso de estratégias adequadas.

 

Estratégias de marketing digital para advogados

Há muita controvérsia quando o assunto é marketing para advogados, pois ele não é feito como para empresas de monitoramento atmosférico e muitas outras

Em 1º de setembro de 2016 entrou em vigor um novo código dentro das Diretrizes do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.

Esse novo código contempla os meios digitais como uma maneira de fazer conteúdos informativos, desde que respeitando algumas regras. Entre as principais possibilidades estão:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Facebook;
  • WhatsApp Business;
  • E-mail Marketing;
  • Entre outros.

Marketing de Conteúdo

De maneira resumida, o marketing de conteúdo tem como objetivo engajar o público-alvo de uma empresa ou profissional.

Ou seja, tem como objetivo fazer com que o público-alvo se envolva, interaja e estabeleça um contato com o marca, ou, neste caso, os advogados.

Como resultado desse engajamento, há um crescimento na rede de clientes, porque há a criação de conteúdo relevante e valioso.

Isso acontece porque o profissional trabalha diversos pontos como o público-alvo, por exemplo, atração, envolvimento e geração de valor. Dessa forma, fica mais fácil criar uma visão positiva de seu trabalho por parte das pessoas, gerando mais negócios.

Como exemplo de uso do marketing de conteúdo por advogados, podemos citar a utilização dos blogs com conteúdos que abordam diversos assuntos do interesse do público e relacionados à especialidade do profissional. 

Por exemplo, um advogado trabalhista pode criar conteúdos para o seu blog que abranjam assuntos relacionados a mudanças na lei trabalhista.

Ele também pode falar sobre as novas regras para aposentadoria e tudo o que estiver relacionado aos direitos do trabalhador.

É muito comum que as pessoas procurem informações sobre seus direitos na internet. Ao se depararem com um blog que contenha as informações que desejam, de maneira clara e objetiva, entendem que aquele profissional domina o assunto.

O blog, então, se torna uma excelente ferramenta para que o usuário e potencial cliente tenha acesso ao advogado. 

Facebook

Uma outra dica importante, é colocar o link do perfil do profissional no Facebook.

Por meio dessa rede social, o profissional pode compartilhar os assuntos postados no blog e também receber perguntas dos usuários. Outra vantagem dessa rede é que aqueles que já são clientes podem classificar o profissional.

Quando outras pessoas veem esses comentários, sentem-se mais confiantes e à vontade para contatar o advogado.

WhatsApp Business

O uso de aplicativos como o WhatsApp Business também tem crescido entre os advogados. Isso porque a base da advocacia é a comunicação, a interlocução entre as partes envolvidas e uma decisão pautada na lei.

Para fazer um bom uso do WhatsApp Business, o primeiro passo é obter uma conta apenas para uso profissional.

O aplicativo permite que o proprietário da conta programe os horários e dias para atendimento. 

É importante delimitar um horário e também divulgá-lo em sites, blogs e redes sociais para que, se o cliente enviar mensagem fora do horário, ele saiba quando será respondido.

O profissional também deve delimitar quais assuntos podem ser tratados pelo aplicativo, para que não haja uma comunicação dificultosa.

Além disso, é importante registrar uma mensagem automática, para que o cliente não fique sem resposta. 

Essa organização básica impede que o WhatsApp Business se torne uma série de mensagens aleatórias que confundem o profissional e desagradam os clientes.

E-mail marketing

O uso de e-mail marketing é muito popular entre empresas dos mais variados setores, como no caso de uma empresa de alimentação hospitalar.

É por meio dele que os advogados mantêm o seu relacionamento com os clientes. O e-mail marketing ajuda no pós-venda, ou seja, no relacionamento entre empresa e profissional, depois que o serviço foi vendido.

Dentro das normas da OAB, o profissional não pode fazer disparos de e-mail marketing para qualquer pessoa, mas para parceiros e clientes que já tem contato, o uso de e-mails informativos é bem-vindo.

 

Tendências do marketing jurídico

Para os próximos anos, o marketing traz algumas tendências. Toda e qualquer empresa, como uma de manutenção em TV precisa estar atenta às tendências do marketing digital.

No caso do marketing jurídico, uma das principais tendências é o uso de vídeos, lives e streaming. Muito profissionais têm usado essas mídias para transmitir ao vivo webinários, palestras on-line e até mesas redondas.

Nas páginas de escritório é cada vez mais comum que os advogados dediquem um tempo para tratar assuntos de interesse geral.   

Esse serviço de utilidade pública gera valor para os usuários e passa uma imagem confiante dos profissionais.

Outro uso comum são os chatbots, que já são feitos por diversas empresas de outros ramos, como no caso de serviços de pintura residencial.

Chatbot é um tipo de atendente virtual que está em alta na advocacia. Ele permite que os usuários interajam de maneira personalizada, reduzindo, inclusive, o número de atendentes.

Essa interação é feita de maneira natural, principalmente por meio de janelas de chat de texto. O uso de chatbot facilita a vida do profissional e também do cliente.

O marketing jurídico é imprescindível para os advogados, visto que esses profissionais atuam em um mercado tão competitivo e com tantas restrições de divulgação.

Dessa forma, sabendo usar os recursos certos no marketing digital, a ideia de fazer marketing para advogados se torna muito mais simples e acessível. Assim, é possível oferecer serviços e informações importantes para os clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

 

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Ausência de leito para todos e a escolha sobre…

Por Fernando Bianchi, Sócio Miglioli e Bianchi Advogados, Especialista em Direito da Saúde – Universidade de Coimbra – PT, Membro da Comissão de Direito...
MariaEduarda
3 min read

Para que serve o pacto antenupcial?

Conheça a importância do documento e o que ele abrange O casamento é uma decisão importantíssima, que pode mudar sua rotina e questões com...
MariaEduarda
1 min read

Com aumento do ITCMD todas as transmissões por sucessão…

Estratégias com reorganização patrimonial, como Planejamento Sucessório, podem mitigar os custos com aumento de impostos, inclusive a incidência do Imposto sobre Grandes Fortunas que...
MariaEduarda
1 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *