Os caminhos para construir uma marca jurídica de valor

A ética é ponto principal que deve estar no cerne dos escritórios e colocada em prática a cada instante

Por Reinaldo Nagao*

Como fortalecer o posicionamento e a atuação do escritório de advocacia diante da sociedade? Este é um questionamento comum de muitos colegas da área jurídica e, ao longo deste artigo, trarei algumas reflexões sobre o tema.

Sob o prisma de uma comunicação advocatícia ética para o mercado, um primeiro ponto que pode ser levado em conta é a produção de conteúdo informativo e relevante que possa, além de orientar os clientes, oferecer suporte para a população em geral quanto a dúvidas do universo jurídico.

Neste sentido, ao investirmos na difusão de análises, artigos e estudos de ordem intelectual, fomentamos a construção de uma marca jurídica valorosa e, consequentemente, contribuímos para o posicionamento estratégico de nossos escritórios. Dentro deste mesmo contexto, a apreciação de especialistas sobre matérias relativas à jurisprudência pode fomentar, de modo gradativo, consultas de veículos de imprensa em pautas de interesse público que, novamente, auxiliam na promoção de uma marca jurídica sólida.

 

Reputação valorosa e crível

Na constante jornada da construção de uma marca jurídica que tenha valor e credibilidade perante o mercado, vale destacar um ponto fundamental, que envolve a troca de conhecimentos e o relacionamento com pares do segmento do Direito por meio da participação em fóruns, debates, seminários e, por que não, através da docência.

Deste modo, além de consolidarmos redes de networking e aprimorarmos nosso know-how sobre atualizações da esfera jurídica, nos colocamos de modo ativo no mercado, contribuindo para que possamos erigir uma reputação que denota seriedade e interesse pelas tendências e transformações do saber de nossa área.

Dando sequência, o acompanhamento das possibilidades do ambiente digital e das inovações que cercam o Direito compõem outra etapa indispensável no plano de um posicionamento estratégico que faça jus as transformações de uma lógica social e econômica altamente digitalizadas.

Isso significa, em outras palavras, que devemos estar presentes nos meios em que nossos clientes estão e isso inclui desde as mídias sociais e blogs até portais especializados da internet, os quais, por sua vez, atuam como canais para a difusão e como repositórios de conhecimento especializado que podem auxiliar aos cidadãos e entregar conteúdos ricos e qualitativos à sociedade como um todo.

 

A ética é o principal guia de qualquer escritório

Em suma, o principal ponto para a construção de uma marca jurídica de valor envolve certamente a dedicação e um atendimento de excelência às demandas de nossos clientes, sempre com rigor técnico, empatia e entendimento da importância da oferta de uma experiência positiva para aqueles que, afinal, são as razões de existir de nossos escritórios.

Ou seja, a força de uma marca jurídica é a consequência natural de uma atuação ética, competente e comprometida com as atualizações do complexo e dinâmico do setor jurisprudente. No mercado brasileiro, a grande maioria das empresas ainda apresenta práticas antiéticas, ponto problemático que precisa ser revertido. Um estudo realizado pela Deloitte apontou que 80% das empresas nacionais constataram algum desvio de conduta nos últimos quatro anos e 76% foram expostas negativamente na imprensa devido a este motivo atrelado a casos de fraude.

Para que um escritório de advocacia atinja a maturidade ideal de confiança e credibilidade, é preciso ir no sentido oposto ao sinalizado pelo levantamento citado. Ética é um preceito básico no campo do Direito. A partir de tais pressupostos, tenho convicção de que os escritórios jurídicos, independentemente de seu nicho de atuação, poderão conquistar respaldo no mercado, fortalecendo suas marcas e, em última instância, todo o segmento jurídico do país que depende dos bons profissionais para avançar e desenhar seu futuro!

 

Divulgacao Reinaldo Gregorio 1*Reinaldo Nagao é Sócio na FNCA Advogados. Formado em Direito, o executivo possui mais de 12 anos de atuação no mercado, com especialização no departamento de Direito Tributário.

Sobre o FNCA Advogados

Consolidada no mercado desde 2007, o FNCA – Fernando, Nagao, Cardone, Alvarez Jr. & Advogados, exerce a advocacia empresarial e se destaca pelo atendimento personalizado, de acordo com as demandas de cada cliente. Atualmente, é referência no segmento, pela atuação diferenciada e objetiva, apoiando empresas de forma preventiva, além de fornecer o suporte ideal para tomadas de decisão. Presente no cotidiano operacional do cliente, leva o jurídico por meio de linguagem simples e transparente. A FNCA se destaca, principalmente, pela atuação pessoal dos sócios na definição das estratégias e planejamentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *