Trabalhar e estudar em Barcelona com um visto de estudante

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Nos dias atuais, quando tudo parece ser complicado, há uma luz no final do túnel para aqueles que querem estudar espanhol em Barcelona. Ainda agora, nesta época pandêmica, é possível obter um visto de estudante e embarcar rumo a capital catalã para aprender corretamente a língua espanhola e também poder trabalhar. 

Aqueles que acalentam o sonho de crescer profissionalmente no exterior, estudando e trabalhando no Velho Continente, podem ter essa oportunidade facilitada se procurarem cursos de espanhol em Barcelona, uma das melhores cidades para aprender a segunda língua mais falada no mundo. 

Não adianta achar que com o ‘portunhol’ será suficiente para se comunicar e conseguir um bom emprego. Hoje em dia, em escolas como Expanish, por exemplo, é possível aprender corretamente a falar, ler e compreender a língua espanhola em pouco tempo. Desse modo, a certeza de poder conseguir um bom emprego será real! 

Atualmente muitos brasileiros estão à procura de uma escola de espanhol em Barcelona; são pessoas de diversas idades e profissões. Alguns estudantes que estão finalizando o Segundo Grau, alimentam o sonho de estudar alguma carreira na Espanha. Outros, quase prestes a acabar a faculdade, desejam fazer uma pós-graduação na Europa.  

A realidade é que são pouco mais de 500 milhões de pessoas nativas que falam o espanhol no mundo. E são aproximadamente 100 milhões de pessoas no mundo que têm o espanhol como segunda língua. Por outro lado, no mercado de trabalho o espanhol é uma língua muito solicitada, tanto nas empresas latinas que possuem escritórios no Brasil, quanto na própria Europa, onde a língua espanhola é a mais falada depois do inglês. 

Seja lá o motivo ou o desejo que acalentam há muito tempo, é necessário que todos saibam que existem uma série de requisitos para estudar no exterior e, entre eles, o visto de estudante. Mesmo para aqueles que só desejam fazer um intercâmbio ainda este ano, embora obter o visto hoje em dia esteja sendo um pouco complicado, embora não impossível: é necessário fazer tudo com suficiente antecedência à data da viagem. 

Como obter o visto de estudante 

Para poder estudar espanhol em Barcelona é necessário ter um visto. O tipo de visto vai depender ao tempo que o estudante vai ficar na Espanha de acordo à duração do curso que vai fazer.  

Para estudar em Barcelona, por exemplo, em um período de 90 dias, não é necessário ter um visto, porque esses 90 dias correspondem ao tempo de permanência permitido como turista. No entanto, se você pretende fazer também outros cursos posteriores, é fundamental viajar com o visto de estudante, porque será mais fácil renová-lo estando já na Espanha.  

Então, se as suas aulas de espanhol em Barcelona durarem mais de 90 dias e também menos de 180, saiba que é absolutamente obrigatório pedir um visto de estudante em algum dos Consulados da Espanha no Brasil. 

Agora bem, se o curso for além dos 180 dias, você precisara o visto do Consulado da Espanha para poder viajar e solicitar também uma Autorização de Estância por Estudos na hora de chegar a Barcelona.  

Para obter o visto de estudante você precisará apresentar no Consulado Espanhol os seguintes documentos: 

  • passaporte com data em vigor pelo período completo do curso 
  • comprovante de meios econômicos para se sustentar no exterior 
  • a matrícula ou uma carta de confirmação da escola onde será feito o curso 
  • um seguro médico 
  • uma foto 3×4 

Se for um período maior de 180 dias, você deverá acrescentar, à lista acima mencionada, os seguintes documentos: 

  • um atestado médico 
  • um certificado de antecedentes penais 

O visto será colocado no próprio passaporte. É necessário lembrar que se você ficará por mais de 180 dias estudando em Barcelona, você deverá solicitar uma Autorização de estancia por estudos dentro dos 30 dias de ingresso ao país.  

A importância de possuir a Autorização de Estancia na Espanha 

Essa autorização, que deve ser solicitada no Escritório de Estrangeiros na cidade onde você vai residir na Espanha, será fundamental também por outros motivos: 

Ao solicitar essa autorização, você receberá na hora um Número de Identificação de Estrangeiro conhecido como NIE, que é como o nosso RG ou CPF. Com esse número de NIE você poderá abrir uma conta bancaria, por exemplo, o que facilita muito a vida de quem vai residir por um tempo no exterior! 

O prazo para receber esse documento é de aproximadamente 30 dias. No entanto, na hora de fazer a solicitação, você receberá o número NIE e já com ele poderá abrir a conta. 

É possível trabalhar na Espanha sendo um estudante? 

Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem na hora de organizar uma viagem de estudos no exterior. É claro que é muito importante poder contar com essa possibilidade, pois o dinheiro ganho com o trabalho permitirá viver com tranquilidade o dia a dia na Espanha, poder pagar todas as despesas, se manter naquele país sem dores de cabeça por causa da economia e, fundamentalmente, ganhar experiência.  

Atualmente é permitido que o estudante que possua uma autorização de estudos, possa também pedir uma autorização para poder trabalhar, mas sempre em outros horários que não coincidam com o motivo principal da estancia no país: aprender espanhol em Barcelona. 

Porém, existem requisitos para conseguir essa autorização para trabalhar:  

  • ter a autorização de estancia na Espanha 
  • as horas de trabalho não podem coincidir com as horas de estudo 

Ou seja, o estudante poderá fazer o curso de espanhol em Barcelona e posteriormente, nas horas restantes do dia, trabalhar. 

Muito importante: para poder obter a autorização de trabalho é necessário ter uma oferta de trabalho! Não adianta solicitar uma autorização sem ter essa oferta, porque não lhe será concedida. É necessário possuir um contrato de trabalho para, com ele, solicitar a autorização.  

 

 

 

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *