Profissionais liberais são pessoas que trabalham por conta própria, sendo patrões de si mesmo. Para os prestadores de serviços, assim como para as empresas comerciais e industriais, o planejamento é reconhecido como um fator-chave para o sucesso.
Para que se faça um bom planejamento é preciso seguir alguns passos, sendo que o primeiro deles é a realização de uma cuidadosa análise do ambiente interno e externo para avaliar quem somos e onde nos encontramos. Conforme Sun Tzu, o estrategista autor do milenar tratado militar, Arte da Guerra: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Portanto identifique os fatores externos e internos que impactam no exercício das suas atividades:
Fatores Externos – Não se tem controle sobre eles, mas, devem ser monitorados.
Oportunidades – Elementos e forças do ambiente externo que podem nos beneficiar.
Ameaças – Elementos e forças do ambiente externo que podem afetar negativamente.
Fatores Internos – São recursos internos que podem ser redirecionados para contrapor as forças externas.
Pontos Fortes – Características, recursos ou competências do Profissional ou da empresa que favorecem o exercício da profissão.
Pontos Fracos – Características, limitações, incompetências do Profissional ou de sua empresa que impedem ou dificultam o crescimento.
Os Fatores do Ambiente Externo que devem ser monitorados são os demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, sociais, políticos e legais.
Os Fatores do Ambiente Interno que devem ser administrados são o Composto Mercadológico (produto, preço, promoção, ponto, pessoas, processos), recursos financeiros e operacionais.
Durante o processo de planejamento surgirão idéias de possíveis ações que poderão ser implementadas. Mas atenção! Obedeça a metodologia. Não caia na tentação de elaborar as estratégias antes de concluir as análises. Limite-se apenas a anotar as idéias para posterior aproveitamento.
Informações Sobre o Autor
Soeli de Oliveira
Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento