Na pauta, a importância do respeito aos direitos dessa população, o cenário atual e os desafios para o futuro
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP), participará, na próxima quarta-feira, 19 de abril, às 10h30, da roda de conversa: “Direitos Indígenas, Proteção Territorial e Meio Ambiente: Dilemas e Desafios para o Século XXI”. O secretário-executivo da Pasta, Raul Christiano, estará presente. A atividade, realizada no Dia dos Povos Indígenas, é promovida pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI), em parceria com o Conselho Indígena Aty Mirim.
Participam da roda de conversa Cristiano Kirnkinju (Cristiano de Lima Silva), presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP), da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo (da Terra Indígena – TI – Renascer Ywyty Guaçu, Ubatuba/SP); o Cacique Márcio Boggarim, do Conselho Indígena Aty Mirim/MCI (Tekoa Yvy Porã, TI Jaraguá – São Paulo/SP); Thiago Awá Mirim – Kagwydja, Guardião da Floresta, Conselho Indígena Aty Mirim/MCI (TI Renascer Ywyty Guaçu, Ubatuba/SP).
Durante o encontro, o presidente do CEPISP falará sobre a importância da luta dos indígenas pelos seus direitos sociais e territoriais, a valorização da cultura e a resistência para manter as tradições.
Além disso, serão inaugurados grafismos especiais do edifício-sede do MCI, com a participação dos artistas indígenas autores/as das obras pintadas na fachada e na parte de trás do prédio. Também será realizada a primeira edição da Feira de Artes Indígenas do Museu, organizada com a presença de artistas e artesãos de diferentes aldeias, a partir das 9h00, até o dia 23/04.
Entre 19 e 23 de abril de 2023, ocorrerão diversas atividades, como rodas de conversa, palestras, danças, cantos, oficinas e rituais, que contarão com as presenças de conselheiros/as e representantes dos povos indígenas do Estado de São Paulo.
Evento: Roda de conversa: “Direitos Indígenas, Proteção Territorial e Meio Ambiente: Dilemas e Desafios para o Século XXI”
Data: 19/04/2023
Horário: 10h30 às 12h30 – Entrada Gratuita, apenas 50 vagas presenciais
Local: Museu das Culturas Indígenas — Rua Dona Germaine Burchard, 451 — Barra Funda
O período de experiência é um tipo de contrato de trabalho de duração determinada, em…
Sim, o aluguel entra no Imposto de Renda tanto para quem recebe quanto para quem…
O Imposto de Renda (IR) é uma obrigação fiscal que abrange milhões de brasileiros e…
O Imposto de Renda sobre aluguéis recebidos é uma das obrigações tributárias mais comuns entre…
Sim, qualquer herdeiro pode dar início ao processo de inventário. A legislação brasileira, por meio…
O planejamento sucessório e a criação de uma holding familiar são estratégias amplamente utilizadas por…