Percepção sobre a educação ambiental no ensino fundamental II

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Resumo: Este estudo apresenta como objetivo compreender a percepção sobre a educação ambiental a partir de uma turma de ensino fundamental II na disciplina de geografia e sua respectiva professora regente, buscando assim entender as perspectivas dos mesmos e como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida. A metodologia consiste num primeiro momento em um levantamento bibliográfico e numa abordagem qualitativa, tendo como técnicas de coletas de dados a observação sistemática e entrevista estruturada, que foram realizadas em uma turma de 7° ano (Ensino Fundamental II), com 30 alunos, e a professora regente (de geografia), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, situada no bairro Severino Cabral no município de Campina Grande-PB. As informações obtidas foram analisadas levando em consideração as perspectivas individuais e posteriormente enquadradas ao texto dissertativo. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que os alunos apresentam interesse nas questões ambientais e tem certo grau de conhecimento sobre o assunto e a professora por sua vez, revela empenho em trabalhar esta temática e promover uma conscientização a partir de sua disciplina, apesar das dificuldades, revelando assim um ambiente favorável para promover a educação ambiental.

Palavras-chave; Educação Ambiental, Educação, Geografia.

Abstract: This study has aimed at understanding the perception of environmental education from an elementary school class II in the discipline of geography and their respective regent teacher, trying to understand the perspectives of ourselves and how environmental education is being developed. The methodology consists at first in a literature survey and a qualitative approach, with the techniques of data collection systematic observation and structured interviews that were conducted in a class of 7th grade (Elementary School II), with 30 students, and regent teacher (geography), the State School for elementary and high school Severino Cabral, Cabral Severino located in the district in Campina Grande-PB. The data obtained were analyzed taking into account the individual perspectives and subsequently framed the text dissertational. As a result of the research it was found that students have an interest in environmental issues and has some degree of knowledge on the subject and the teacher in turn, shows commitment to work this issue and promote an awareness from his discipline, despite the difficulties, thus revealing a favorable environment to promote environmental education.

Keywords: Environmental Education, Education, Geography.

Sumário: Introdução; I. Educação Ambiental; II. Metodologia; III. Resultados e Discussão. Percepção sobre a educação ambiental no ensino de geografia; IV. Considerações finais.

Introdução

A EA tem sido um componente importante para se repensar as teorias e práticas que fundamentam as ações educativas, quer nos contextos formais ou informais, deve ser interdisciplinar, orientado para solução dos problemas voltados para realidade local, adequando-os ao público alvo e a realidade dos mesmos, pois os problemas ambientais de acordo com Dias (2004) devem ser compreendidos primeiramente em seu contexto local, e em seguida ser entendida em seu contexto global. É importante que ocorra um processo participativo permanente, de maneira que não seja apenas e exclusivamente informativa, é imprescindível a prática, de modo a desenvolver e incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Diante disso, é de extrema importância que a Educação Ambiental seja desenvolvida nas escolas, sobretudo levando esses alunos a prática, para que dessa maneira possam disseminar tal conhecimento e contribuir para uma melhoria do meio ambiente.

Sendo assim, este estudo apresenta como objetivo compreender a percepção sobre a educação ambiental partir de uma turma de ensino fundamental II, nas disciplina de geografia e sua respectiva professora regente, buscando assim entender as perspectivas dos mesmos e como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida na disciplina mencionada.

I. Educação Ambiental

A degradação do meio ambiente tem sido um dos temas centrais e bastante preocupantes no mundo, pois o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada. Dessa forma, se faz necessária uma Educação Ambiental que conscientize as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, tentando criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos naturais de forma correta. A Educação Ambiental deve ser um exercício para a cidadania, de forma que mobilize toda sociedade e não apenas pequenos grupos, uma vez que, ela deve ser comunitária e não individualista. Assim, é de extrema importância diagnosticar como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada e qual a visão que os alunos estão tendo com relação a essa problemática que vivemos, e a escola que tem como pilares básicos a produção e a difusão do conhecimento, tem a responsabilidade de por meio da educação formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

A expressão “Educação Ambiental” (E.A.) surgiu apenas nos anos 70, sobretudo quando surge a preocupação com a problemática ambiental. A partir de então surge vários acontecimentos que solidificaram tais questões, como a Conferência de Estocolmo em 1972, a Conferência Rio-92 em 1992, realizada no Rio de Janeiro, que estabeleceu uma importante medida, Agenda 21, que foi um plano de ação para o século XXI visando a sustentabilidade da vida na terra (Dias, 2004), dentre outros.

A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999, pela Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, onde em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. É importante lembrar que o Brasil é o único país da América Latina que possui uma política nacional específica para a Educação Ambiental.

A sobrevivência humana sempre esteve ligada ao meio natural. Mas com o padrão desenvolvimentista de acumulação e concentração de capital, verifica-se uma apropriação dos recursos naturais de forma inadequada, onde se retira dela muito além do necessário ao sustento humano em nome do capitalismo que só visa o lucro, provocando desequilíbrio na relação do homem com o meio natural, onde o processo de degradação tem aumentado cada vez mais, comprometendo a qualidade de vida da sociedade. Desta maneira se faz necessário medidas urgentes em todo mundo quanto a uma conscientização das pessoas que a levem a gerar novos conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente no dia-dia, e a educação ambiental é uma ferramenta que contribuirá significativamente neste processo de conscientização, pois a E.A. segundo Dias (2004, p 523) é um “ processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem novos conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros”

II. Metodologia

O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, situada no bairro Severino Cabral no município de Campina Grande-PB. Para concretização do mesmo, foi realizado em um primeiro momento um levantamento bibliográfico. Utilizou-se dos pressupostos da pesquisa qualitativa, onde o pesquisador interpreta o mundo real do sujeito a parti das perspectivas subjetivas e características apresentadas pelo o sujeito sob o estudo, em que o comportamento humano é visto como interativo e interpretativo e de forma cautelosa o pesquisador tenta sentir dentro de si mesmo as experiências do sujeito. As técnicas de coleta de dados foram a observação sistemática de acordo com Marconi, Lakatos (2005) tem o intuito de responder a propósitos pré-estabelecidos e a entrevista semi-estruturada, onde o entrevistador pergunta algumas questões em uma ordem determinada, mas dentro de cada questão é relativamente grande a liberdade do entrevistado (MOREIRA 2004). As entrevistas foram realizadas em uma turma de 7° ano, com 30 alunos, e a professora regente (de geografia). As informações obtidas a partir da aplicação das técnicas de coleta de dados do estudo foram analisadas levando em consideração as perspectivas individuais e posteriormente enquadradas ao texto dissertativo.

III. Resultados e Discussão

Percepção sobre a educação ambiental no ensino de geografia

O estudo foi desenvolvido no Ensino Fundamental II, na disciplina de geografia e esta escolha ocorreu em virtude de serem alunos adolescentes que estão sempre curiosos por novos conhecimentos, e estão em fase de formação. A turma disponibilizada pela escola foi de 7° Ano, com 30 alunos, com uma faixa etária de 12-14 anos de idade.

Após observar o comportamento da turma e estabelecer o contato com a mesma, foi realizado entrevista para avaliar o que eles entendem com relação à Educação Ambiental e suas expectativas, assim também com aquela vem sendo trabalhada na disciplina mencionada. Diante disso, podemos analisar várias questões pertinentes ao tema.

A visão que os alunos têm sobre a Educação Ambiental, é que esta é para educar as pessoas a não destruírem e poluírem o meio ambiente, sendo esta a visão da maioria dos mesmos, ainda havendo alguns poucos que não deram respostas concisas, embora não esteja errado, podemos considerar que esta visão não está completa. Apesar disto, os alunos revelam interesse sobre temáticas ambientais e um certo grau de conhecimento sobre o assunto em virtude deste ser um dos temas mais discutidos na atualidade. Assim, os alunos demonstram animação e ressaltam a importância de se fazer algo em prol do meio ambiente que é constantemente agredido por ações antrópicas. E ainda acham importante que a escola trabalhe essas questões, para que a partir disso possam adquirir maiores conhecimentos de como podem preservar o meio ambiente.

As disciplinas que mais abordam essa temática é Ciências e Geografia, e um pouco de Português em alguns textos. Observa-se portanto que embora a Educação Ambiental tenha como objetivo uma abordagem interdisciplinar, o que se constata a responsabilidade acaba recaindo sobre duas disciplinas por trabalharem temas diretamente relacionados ao meio ambiente. Quanto a disciplina de geografia, os alunos ressaltam que a professora busca integrar esta temática nos assuntos pertinentes.

Os alunos revelam que gostam de estudar este assunto, e a importância de repassar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as demais pessoas de seu convívio, tendo em vista que a escola tem esta função. No entanto, apesar de reconhecerem tal importância, os mesmos relatam que é preciso que sejam desenvolvidas mais atividades práticas, e não apenas em sala de aula, como ocorre na maioria das vezes, pois a partir de uma atividade prática, o alunado passa a se conscientizar tendo como base sua própria realidade e até mesmo se interessam mais.

A escola trabalha com temáticas ambientais, isso já é um ponto positivo, mas apesar disso, os alunos insistem em trabalhos práticos, e isso seria bastante proveitoso, tendo em vista que os alunos não apresentam dificuldade em trabalhar este assunto, podendo assim haver um grande rendimento e resultados positivos, pois a partir disso, eles tem a missão de difundir o conhecimento e dessa forma promover a conscientização de pessoas.

Também foi realizado entrevista com a professora (de geografia) regente. A mesma se mostrou disposta a colaborar, e diante disso foi identificado a preocupação da mesma em trabalhar com as questões ambientais, evidenciando que é através da Educação Ambiental que se pode conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Ela procura trabalhar este tema discutindo o assunto em sala de aula, em todos os assuntos pertinentes a Geografia, e através de aulas de campos para o alunado melhor compreender e evidenciar o conteúdo.

No entanto, muitas dificuldades são encontradas, a principal delas relata a professora é com relação a falta de tempo, pois segundo a mesma para suprir suas necessidades básicas precisa trabalhar em mais de uma escola, não disponibilizando desta forma de um maior tempo para se envolver e trabalhar com as questões ambientais, apesar da escola oferecer total apoio e ate mesmo facilitar algumas atividades e incentivar os professores. Na escola não existe locais destinados a prática de Educação Ambiental, apenas uma horta que no momento se encontra desativada.      

Os alunos em sua maioria segundo a professora, não apresentam dificuldade em trabalhar temas ligados ao meio ambiente, ela procura então trabalhar os conteúdos da Geografia relacionados ao meio ambiente de forma dinâmica, através de debates, para promover uma maior participação dos alunos, tendo em vista que, esta disciplina trabalha diretamente também com o meio ambiente. De modo geral, apesar das dificuldades como um todo enfrentadas pelos professores, sobretudo na rede pública, observamos que a professora em questão busca trabalhar a Educação Ambiental, partindo de sua própria disciplina.

Diante disso, vale ressaltar que é preciso despertar nos alunos a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente no seu próprio cotidiano, além de identificar os principais impactos ambientais causados pelo ser humano, onde nós fazemos parte desta realidade.

Percebe-se a importância de trazer os conteúdos e aplicar a realidade do aluno, pois na maioria das vezes o que presenciamos é que existe pouca aproximação da escola com a vida, com o cotidiano dos alunos, onde a mesma não se manifesta atraente frente ao mundo contemporâneo, pois não dá conta de explicar e contextualizar as novas leituras de vida Castrogiovanni, Kallai, Kaerche (2008), sendo este um dos principais motivos que leva a desmotivação dos alunos encontrada nas salas de aulas.

V. Considerações finais

Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que os alunos apresentam interesse nas questões ambientais e tem certo grau de conhecimento sobre o assunto. A professora por sua vez, revela empenho em trabalhar esta temática e promover uma conscientização a partir de sua disciplina, apesar das dificuldades, e sendo assim encontramos um ambiente favorável para promover uma conscientização, onde o ambiente escolar acaba sendo um caminho para transformações, e os alunos possam posteriormente difundir o conhecimento adquirido. Podemos ainda ressaltar a importância de atividades práticas para trabalhar a Educação Ambiental, para que assim possa haver um maior rendimento por parte dos alunos.

 

Referências
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999
CASTRGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Capeti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia práticas e textualizações no cotidiano. 6° Ed. Porto Alegre. Mediação, 2008.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a ed. São Paulo.  Gaia, 2004.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas 2005.
MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

Informações Sobre os Autores

Monalisa Cristina Silva Medeiros

Licenciada em Geografia, Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande / Campina Grande-PB

Jose Adailton Lima Silva

Catyelle Maria de Arruda Ferreira

Assistente Social, Licenciada em Ciências Sociais, Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande / Campina Grande.

Janierk Pereira de Freitas

Geógrafa, Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande / Campina Grande-PB.


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