Gastar e tributar – verbos favoritos do governo

0

Até quando a Nação suportará a impiedade governamental? Despertem, brasileiros!

Se há uma coisa que os governos sabem fazer bem é gastar e tributar. A velocidade de um determina a velocidade de outro.

Gastar enormes quantias com juros, desperdícios e burocracia estatal. Só de juros e encargos da dívida, o governo federal gastará em 2005 quase R$ 500 milhões por dia! (1)

Tributar é outro verbo preferido pelos regentes do país. Como nunca há limite para gastos, corrupção e desperdícios, basta jogar a conta em cima dos cidadãos, na forma de impostos, contribuições e taxas. Que se dane o povo! Em tributos, são mais de R$ 600 bilhões por ano (2) destinados às farras governamentais!

E, para justificar os contínuos aumentos de tributação, inventaram programas sociais, distribuindo dinheiro público para a população. O povo quer emprego e renda, e não esmola!

Agora, em função da crise política, que eles mesmos fabricaram, estão falando em “blindar a economia”. A proposta (lançada por Delfim Neto e aclamada como salvadora da Pátria): zerar o déficit público, a qualquer custo, ainda que tenham que aumentar (de novo!) os tributos em cima de nossa sofrida população! 

Porque não baixam juros? Porque não colocam os corruptos e corruptores na cadeia? Porque não fazem um choque de qualidade na gestão pública, reduzindo preços de contratos de fornecimentos? Porque não diminuem a máquina estatal e a burocracia? Por que não extinguem ministérios e cargos de confiança?

Somente nos últimos 10 anos foram criados 19 novos tributos (3), que, somando-se aos anteriores, agora perfazem 76 tributos (4). Onde vamos parar (se é que vamos parar?). Que loucura se apossou destes governos socialistas brasileiros? 

A solução não está nos políticos, nem nas elites, mas na população: respeitando-se a democracia, devem exigir a redução do Estado, este gigante que sufoca a Nação. Despertem, brasileiros!

 

Fontes:
(2) Sites Impostometro – www.impostometro.com.br e IBPT www.ibpt.org.br.
(4) Confira a lista dos tributos no Brasil em http://www.portaltributario.com.br/tributos.htm.

Informações Sobre o Autor

Júlio César Zanluca

Contabilista em Curitiba/PR


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais